segunda-feira, 16 de março de 2009

Veneno municipal

Estas laranjas são intragáveis, com tal acidez e paladar que nenhum humano lhes mete o dente sem que a boca e a língua fiquem corroídas! São laranjas salazaristas! Vários concelhos de Portugal as têm nos seus jardins públicos e sempre ouvi que cumpriam dois objectivos: - Ornamemtal. - Evitavam que os Cidadãos as comessem! Como são laranjas horríveis, ficam a apodrecer nas árvores e a emporcar o chão, pois nem sempre as caídas são recolhidas regularmente. O salazarismo implantou o mito de que os jardins públicos municipais portugueses eram uma antecâmara reverencial, simplesmente decorativos. Não se podia pisar a relva, nem os miúdos aí podiam brincar e aos frutos nem tocar-lhes... Os cães, esses, davam ao mito o tratamento que ele merecia: defecavam-lhe em cima! As laranjas venenosas que aqui estão são de Monchique, mas era bom que as autarquias, aos poucos, as fossem substituindo em todo o Portugal por variedades que produzam laranjas doces.
E onde estiverem as novas laranjeiras com laranjas que deliciem reformados e seus netinhos, polícias, autarcas e turistas, bombeiros, logistas e caminheiros sedentos de frescura, que lá sejam colocados caixotes de lixo e uma placa em português e inglês com a sugestão:
"Caro Munícipe ou Visitante: Colha e coma destas belas laranjas municipais de (indicando a terra) e ponha as cascas e os bagulhos no caixote. Que lhe façam muito bom proveito.
.
O Presidente da Câmara (com o seu nome)"
.
*

Sem comentários: