quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Nem cruzes nem véus nem quipás nem turbantes



A Associação Ateísta Portuguesa aplaude o veredicto europeu de que a exibição de crucifixos nas salas de aula viola a liberdade religiosa dos alunos e apela ao Governo para que “exerça vigilância” sobre os “abusos que ainda persistem”.

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos considerou que “a exibição obrigatória do símbolo de uma determinada confissão em instalações utilizadas pelas autoridades públicas e, especialmente em aulas”, restringe os direitos paternos de educarem os seus filhos “em conformidade com as suas convicções”. Adiantou que a exposição do símbolo cristão também limita “o direito das crianças a crerem ou não”. http://www.publico.clix.pt/Educação/ateistas-aplaudem-veredicto-contra-crucifixos-nas-escolas_1408216

Um Estado laico como Portugal tem de acabar com o laicismo para inglês ver. Laico constitucionalmente, mas confessional em demasiadas ciscunstâncias, eventos e instituições. O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos vem pôr alguma ordem na nossa casa.

E as “surpresa” e “tristeza” entretanto manifestadas pelo Vaticano percebem-se: perdem preciosos veículos de propaganda! E deixam de ter à mão cabeças tenrinhas que tanto gostam de formatar a seu bel-prazer.

+++++

Sem comentários: