terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Lei escatológica ou escatologia de lei?

 

Lei, num país civilizado, é uma orientação que obriga os cidadãos. E quem a infringe é penalizado. Nos países civilizados…
E nós com tantas Faculdades de Direito, tantos juristas, tantos júriscomentadores televisivos, tantos juízes e tantos advogados! E também uma plumitiva magistrada que em vez do recato que a honraria anda na praça pública em demanda de honrarias.
Ah, também há fartura de profissionais de pareceres milionários e "cetôres" jurisconsultos.
Ora Portugal, apesar dessa teia juris-legis, além de não ser um Estado de direito, com demonstrações quotidianas, é uma porca jurisparideira. Tão prolixa como inconsequente.
Como se justifica a profusão de dejetos caninos que infestam as ruas de Portugal, das suas cidades, vilas e aldeias apesar da ameaça de multa?
É evidente a inoperância da lei, cuja letra formal pretende conter tamanha imundície. De facto, essa lei não passa do tradicional "para inglês ver". Ao contrário dos países civilizados...

Em suma, se nem a lei nem a multa travam a sujidade canina que nos conspurca, agora sem paninhos quentes resta-nos perguntar, sem eufemismos nem puritanismo hipócrita:

É uma lei da merda ou uma merda de lei?

 ----
 

Sem comentários: