quarta-feira, 23 de abril de 2014

A santa hipocrisia da fingida santidade




O ex-secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, inaugura em maio a sua nova residência no Vaticano. Trata-se de uma cobertura de luxo com 700 metros quadrados, o que está a irritar o Papa. http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3825060&seccao=Europa

 
O senhor Francisco não tem nada que irritar-se, até porque a ira é pecado. Vem nos manuais católicos.

E em vez de se irritar, que decida. Basta tomar uma decisão.

Decida dar um fim socialmente útil ao luxuoso espaço, mande o Tarcisio para um convento de frades mendicantes e excomungue quem arrebitar o nariz. Também consta do catálogo do direito canónico.

A verdade é que transparece da notícia que o Vaticano é governado através da comunicação social. Em vez de tomar medias, o senhor papa mandou alguém enviar a informação às redações para encostar o cardeal de luxo à parede.

Mas porquê, se o papa católico tem todos os poderes do céu e da terra!? Por que não os usou antes deste escarcéu?

A explicação é simples.

Por mais poderes que invoque, defronta uma tenebrosa rede de interesses nada cristãos, enraizados há séculos naqueles palácios. Sim, o topo da pirâmide hierárquica católica vive em palácios. Como nababos. Parêntesis [parafraseando a retórica católica]: o que diria Jesus deste luxuoso despudor!?

Afinal, a notícia não deixa de ter alguma utilidade para o mundo: ser o próprio papa a desmascarar a inconsistência do aparelho ideológico chamado Santa Sé. Santa!? Que santidade...
 
!!!!!
 

Sem comentários: