sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Parabéns duplos aos contra corruptos



A Polícia Judiciária e o Ministério Público estão de parabéns. Duplos.

Investigaram e a PJ "deteve onze pessoas pela presumível prática dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influência e peculato."

É a função destas entidades, mas não é todos os dias que peixe graúdo cai nas malhas da justiça. Daí os Parabéns reforçados, pois a PJ e o MP ignoraram pressões branqueadoras, se ocorreram, e também não vacilaram perante cargos sonantes da Administração Pública.

Foi apenas um pequeno passo, é verdade, mas prender o Diretor Nacional do SEF, Manuel Palos, e o Presidente dos Registos e Notariado, António Figueiredo, sob aquelas acusações constituiu um exemplo de grande profissionalismo. Mais que profissionalismo, foi uma prova de resistência ao clima de impunidade que paira em Portugal há muito.

Particularmente responsável nesta época, em que a Ética tem sido diariamente esfrangalhada com as mentiras e mal explicadas atividades do Primeiro-ministro, em que donos de bancos caíram na lama e muitos suspeitos de crimes graves andam por aí ao laréu.

Em breve se saberá quem fica em prisão preventiva e quem sai a troco de caução milionária, como tem sido mau hábito com ricos e poderosos

Porém, para já, há um trabalho realizado, que merece ser salientado. As decisões de juízes de instrução e o eventual julgamento são outros capítulos, mas o aviso está dado. Quem pisa o rico pode ser riscado. Riscado de posições potenciadoras de tráficos ilegítimos e riscado de lugares em que a dignidade e honorabilidade nunca podem ser questionadas.

Portugal vê hoje uma luzinha de esperança.

++++

Sem comentários: