quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Portugal desgovernado por impotentes



Tivéssemos nós gente com "unhas" no governo e em Belém, em S. Bento e no Largo do Rilvas e já estariam de regresso a casa todos os cooperantes portugueses em Timor. E se não estivessem todos já nos aviões, estariam a fazer as malas por decisão de Lisboa.

Isto porque o "governo" timorense expulsou, com pré-aviso de 48 horas, magistrados incómodos. Magistrados que zelaram pelo cumprimento da lei, lei timorense que os poderes locais ignoram para proteger os seus corruptos correligionários.

E porque deveria ter Portugal tomado uma posição firme, imediata e honrada?
Porque um país honrado, com governantes honrados, não cede ao enxovalho de magistrados seus serem amesquinhados. Um país honrado não cede a corruptos, mesmo a corruptos governantes.

Só para lembrar, Timor é independente porque Portugal porfiou, anos a fio, por essa independência. Mesmo quando a Indonésia dava a ocupação daquele pequeno território como caso encerrado.

E também foi Portugal que acolheu, sempre que por cá passava, o grande promotor internacional dessa independência, Ramos Horta. Cedeu-lhe uma casa em Lisboa.

E os rios de dinheiro gastos em tantas e tantas ações de cooperação, desde a formação profissional à educação, etc., etc.

E que dizer dos destacamentos da GNR que vários anos sustentaram a segurança interna timorense. GNR que, num atentado ali ocorrido, talvez tenha salvo a vida a alguns dos agora silenciosos cúmplices da expulsão de portugueses que combateram a corrupção naquele país asiático.

Por tudo o que Portugal tem feito por Timor, a expulsão dos portugueses é de uma ingratidão tão reles como hostil.

Que nenhuma linguagem diplomática consegue branquear. Mesmo que Gusmão se desdobre em justificações públicas e mensagens privadas aos impotentes que nos governam.

Tivesse o Portugal Estadistas no governo e na PR, na AR e no MNE e não tardaria um segundo para que nem mais um cêntimo português fosse aplicado naquele território. Com o regresso imediato de todos os que ali trabalham à custa do Orçamento português.

Mas não, já ficámos a saber que na área da Justiça a cooperação é cancelada, continuando nos outros setores de atividade. Paninhos quentes de gente sem sentido de Estado nem "unhas" nem dignidade nacional.

"Unhas", que nem era preciso que fossem de cacho, luzidios e vigorosos...

Bastava um pedacinho de vitalidade, mas o que se pode esperar de quem acabou com o feriado que celebrava a restauração da Independência Nacional!?

Ai se Portugal tivesse Presidente da República!
E gabava Cavaco, há tempos, em Chaves, os nossos maiores! Pena não que não tenha nem uma pitadas das "unhas" desses heróis que fizeram Portugal !!!

_ _ _ _ _

2 comentários:

Formigarras disse...

Juízes expulsos não interferiram nos processos de petróleo

Para a procuradora, a conclusão é que a expulsão daqueles magistrados "não terá nada a ver com os processos do petróleo", mas com uma "tentativa do Governo timorense de impedir o normal funcionamento dos tribunais".

"Se virmos o 'timing' da resolução, a resolução sai numa sexta-feira com uma reunião do parlamento, uma reunião do Conselho de Ministros e publicada no mesmo dia. O processo da ministra das Finanças tinha agendado a primeira sessão na segunda-feira e, portanto, penso que isto tem de ser lido", salientou a procuradora.

http://www.sol.pt/noticia/118049

Formigarras disse...

Oficial da PSP "Xanana está envolvido em casos de corrupção e há provas"

http://www.noticiasaominuto.com/pais/303159/xanana-esta-envolvido-em-casos-de-corrupcao-e-ha-provas