quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Escuta, animal!

Autor desconhecido, 
embora a nota final deixe a dúvida

A foto veio abusivamente daqui: 

Escuta, companheiro de quatro patas
Meu gato, minha porca, meu furão:
sacudi o teu pelo com competência
vou por-te trela de cetim e alpergatas
que hoje é dia de alinharmos na tendência
- ir jantar fora e fazer um figurão!...


Com a norma obrigatória de entrar cão
há q tomar decerto, precaução
e eu peço perdão, mas assim penso:
Algumas "prendas" intestinas surgirão
graciosas, imprevistas, pelo chão
e a cada sacudidela, não faz mal,
eu como um pitéu q gosto imenso:
- esparregado, com pêlos de animal…


Aliás, nesta lei tão modernista
uma breve rosnadela é inocente
se o miúdo se assustar, é porque é parvo
o animal está cheiinho de razão
alguém q ralhe com o puto, para ser gente


E se uma bufa, repentina e imprevista
circular, perfumando a costeleta
nada é que a pessoa não resista,
perdoando alguma falta de etiqueta
São bichos... Há que ser animalista
P’ra ninguém nos chamar …bicho careta


os meus, felizmente, estão treinados.
Nove gatos, três cães, uma cadela
todos limpos, vacinados, educados
falam línguas, têm modos esmerados
treino intenso, até dotes musicais;
se acaso morderem uma canela
a culpa é desses figurões ali sentados
a arrastarem as cadeiras nos sobrados
e a assustarem os pobres animais!


Sou tão sensível e cuidadoso com os outros
que, para a próxima vez que eu sair
para jantar com a minha catatua,
eu prometo vesti-la de brocados
lantejoulas, adornos variados
pr’os comensais não ficarem chocados
pelo facto escandaloso de andar nua!


A aranha, essa levo-a no bolso
para nem sequer ser vista por ninguém;
vou-lhe dando colherinhas de arroz doce
e à socapa umas tirinhas do acém...


Já a cabra Joana fica à porta;
vai bramar possessa, quer entrar…
Mas essa não tem maneiras a preceito
trepa tudo... nao dava muito jeito
vou ter que dar-lhe aveia para a calar


O rafeiro alentejano é mais difícil
Com aquele tamanhão ficar aconchegado
talvez pedir a esta gente horrorosa
que tenha respeito pelo bicho
e se aperte um pouco mais para o outro lado


Já pensei também ir com o cavalo,
mas a porta mal pensada do Tavares
não permite que ele jante ao meu lado
mesmo com os direitos legislados!
Tem q se acabar com isto em tais lugares!


Vou reclamar até, urgentemente
por verificar que a maior parte destes sítios
não está devidamente apetrechada;
sem whiskas, nem liteiras, nem aveia
nem estrebarias, nem sequer fardos de palha
nem ementas especiais pr’á rapaziada.


Somos mesmo um país muito atrasado
Nestas coisas de sair para jantar.
Eu proponho, por isso, até bem mais:
Eles entram.
Nós esperamos um bocado.
E se, no fim, nos deixarem "eles" entrar,
então entramos nós, mas com cuidado.
E com freio ferrado nos queixais.



O ficheiro é de Deolinda Cruz.
Se for a autora está de parabéns!


No título, o Formigarras também abusou, acrescentou ,animal!


Sem comentários: