terça-feira, 30 de outubro de 2012

17ª Manifestação Ética pela demissão do aldrabão


17ª Relvas rua!
29.Out.2012

 
Nove Cidadãos foram ontem à Assembleia da República batalhar pela demissão do aldrabão. Desta vez as grades cercavam toda frente do palácio. Não serão suficientes para o proteger, pois terá de sair, pelo seu pé ou de empurrão.
 


Não é percetivel a razão para o aumento do perímetros das grades. A segurança jamais foi beliscada nas manifestações Relvas rua!, cuja causa Ética é alheia a provocações ou violência.


Curiosamente, no fim do protesto, passando três dos manifestantes frente à residência oficial do PM foram parados pela polícia para que o seu Mercedes de luxo saísse do portão.

A PSP interrompeu a tranquila passagem de três pessoas – três – a meia dúzia de metros do portão para que Passos passasse em segurança.
O medo está instalado no governo.

 
No 5 de Outubro fugiu do povo para o Pátio da Galé, o guarda-costas, há umas semanas, fez aquela cena burlesca de prepotência saloia numa visita do PM e agora a sua residência oficial é blindada ao público.

 
Nunca esta zona, nos mandatos de outros primeiros-ministros, foi alvo de tamanha obsessão pela segurança. Quantas vezes, nas entradas e saídas de carros por aquele portão, o caminho dos transeuntes só era interrompido à passagem dos veículos, a um metro deles!

 
Este temor não é só do PM, pois é patente que o próprio Miguel Relvas está muito nervoso. Basta ver os seus trejeitos de pescoço, esses tiques tão conhecidos de quem está sob pressão e não tem estaleca nem dignidade para a enfrentar.

 
Melhor que qualquer tranquilizante artificial, para Passos ou para Relvas, seria a tranquilidade de Portugal, com Ética e Dignidade. Obviamente sem Relvas no governo!

 
 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Refundir Passos ou basta emigrá-lo!?



Passos quer refundar o memorando da troica sobre o financiamento da dívida de Portugal.
Não é exatamente o mesmo Passos que não tem parado de dizer que esse acordo é para cumprir?
E não foi ele mesmo que também afirmou estar preparado para governar Portugal?

Pois parece não estar preparado nem ter estabilidade emocional para manter o que diz num dia sem voltar com a palavra atrás no dia seguinte.
Por isso mesmo, refundi-lo seria uma solução, uma solução obviamente desumana, portanto impraticável. Tão irrealista como termos um PM tão instável, um cata-vento sem Norte nem convicções sobre o futuro de Portugal.

Em vez de se refundar, mesmo que por nanobiotecnologias, de efeitos secundários ainda incertos, o melhor, para ele e para o país é o senhor ir embora. Pela porta baixa, mas sair. Sair de cena, desamparar-nos a porta, desabelhar, pôr-se a milhas.

Senhor PR está na hora de lhe arranjar uma saída airosa para não parecer empurrado borda fora, algo, como direi, algo subtil, uma proposta irrecusável.
Conselheiro especial de uma ONG humanitária, consultor de uma agência cultural da ONU ou até relações públicas do Banco Central Europeu, porque não!? O Constâncio, que não supervisou a banca e foi convivente, de facto, na monumental fraude do BPN, não foi também empurrado para cima???

Pouco interessa para onde, mas que vá. Emigre-o, senhor PR, dê-lhe do xarope que ele próprio receitou aos concidadãos!
-----
 

domingo, 28 de outubro de 2012

Guiné-Bissau esfrangalhada pela tropa fandanga



O Governo de transição guineense exigiu hoje “uma explicação clara e justificada” de Lisboa sobre “a expedição terrorista do capitão Pansau N´Tchama à Guiné-Bissau”, antes de “ser forçado a rever as suas relações com Portugal” 
http://www.publico.pt/Mundo/governo-de-transicao-da-guinebissau-ameaca-rever-relacoes-com-portugal--1569189

 
Primeiro – Não é governo de transição coisíssima nenhuma; são simples paus mandados dos golpistas de 12 de Abril do ano passado.

 Segundo – Terroristas são os esquadrões da morte, o mandante "general" de pacotilha António Indjai & sua camarilha e as marionetas que fazem de conta de "presidente" e de "governo".

Terceiro – Portugal deve responder sem uma palavra: suspender imediatamente todos os voos da TAP para Bissau até que a Guiné-Bissau tenha algo semelhante a um Estado Civilizado.

Seguem-se alguns títulos que ilustram a medieval selvajaria instalada pela a tropa fandanga assassina.

SIC Notícias

AngolaPress

Diário Digital

Expresso

Correio da Manhã

Correio da Bahia

TSF Mobile

SIC Notícias

SIC Notícias

Público.pt

A Bola

- - - - -
 

sábado, 27 de outubro de 2012

Humor negro converte balelas em Serviço Público

 
Clicar na imagem para a saborear
 
Público, hoje

Gente pomposa faz discursos grandiloquentes, crendo que a retórica desbarata o aparato de ópera bufa.

Dão-lhes palmadas louvaminheiras, recebem chamadas a gabar a fina subtileza e dormem com sonhos cor-de-rosa.

Mas porra, no outro dia, logo de manhãzinha, o Luís Afonso, lá de Serpa, mostra-lhes a sua fatuidade. Mostra que palavras ocas são mesmo ocas, vazias, mesmo que ditas por um emproado palavroso.

Este criador é bem mais que humorista, é um conversor, traduz discursos sem conteúdo em alertas à sociedade. Faz do humor negro um notável Serviço Público.

Já agora, oh dona Bárbara, ponha lá estas tiras num sítio mais à vista, para se ver melhor a futilidade dos pimpões da nossa praça.

 ++++

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Exportação de medicina "Made in Coimbra"

Boa notícia
 


O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra assinou ontem, em Berlim, um protocolo com a TK-  caixa de saúde pública alemã, para dar assistência aos respetivos beneficiários em Portugal. http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2848716

Nos últimos anos a qualidade dos cuidados de saúde portugueses têm melhorado muito, pesem embora as lacunas, os atrasos e outras mazelas.

Porém, o nosso tradicional bota-abaixo nem sempre nos permite reconhecer esses ganhos.

Por isso, este protocolo com os alemães é a chancela de que tantas vezes precisamos para valorizar o que temos de bom.

Bem hajam os HUC.

+++++

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Gorduras & Gorduras de Vitor Gaspar


O ministro das Finanças não se cansa de falar em cortes nas gorduras do Estado. Todavia, se só vislumbra umas, é totalmente cego para as suas próprias mazelas.

Um caso caso evidente é o das fundações, cujas gorduras não corta a direito. Bastava uma simples, uma singela medida, e as fundações deixavam de ser um pesado fardo no Orçamento de Estado. Bastava não lhes dar um cêntimo e elas esfarelavam-se sem que alguém pingasse uma única lágrima. E as que não morressem voltavam a ser Direções Gerais, como algumas já foram, ou viviam dos próprios recursos.
Dois exemplos são simbólicos. A Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Fundação Soares.

A primeira já teve a elitista designação de Instituto de Alta Cultura e foi-se metamorfoseando até fundação, modelo útil para uns quantos. Basta mudar-lhe o nome e tirar as mordomias aos tais quantos e a missão será cumprida. A menor custo! É uma organização Função Pública e assim continuará, com os méritos e entorses inerentes. Ser fundação não lhe dá nem tira eficácia, embora lhe reduza a eficiência. Uns quantos perderiam penachos!? Tanto melhor…
Com a Mário Soares nem é preciso gastar muito latim: filha dileta do OE, amamentada pelo filho João e apaparicada pelos orçamentos municipais de Lisboa, é um sorvedouro de dinheiro para satisfazer as vaidades do fundador. Aplica-se-lhe que nem uma luva o imperativo nacional de corte geral nas enxúndias – Quem quer fundações que as pague!

Aqui chegados, há que desengordurar o Ministério do ministro Gaspar. Porque só são respeitadas as iniciativas e os seus promotores quando não têm rabos-de-palha.
Pois o ministério Gaspar tem também dois exemplos colossais de despesismo.

A Autoridade Tributária e Aduaneira e a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, cada uma destas "entidades" com um centro de informática de grandes dimensões, não podiam ser pior exemplo para a Administração Pública. Dois grandes centros informáticos no mesmo ministério. Dois!!! No ministério que deve dar o exemplo de boa aplicação dos dinheiros de todos nós...
Herdeiros dos da DGITA e do Instituto de Informática, a sua fusão não é exequível de um dia para o outro, evidentemente. A maioria dos seus sistemas de informação são diferentes e o estudo das sinergias do equipamento, do software e das equipas que os administram exige um programa meticuloso e uma transição escalonada. E sem interrupção dos serviços que prestam.

Tal integração é seguramente complexa, porém necessária. Sem ela nunca o ministro Vitor Gaspar dará o exemplo de cortar gorduras com que enche a boca ao falar da gordura alheia.

 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cerco orçamental e PSP profissional



No dia 15 de Outubro, segunda-feira, realizou-se o Cerco a S. Bento

Coincidindo com as segundas-feiras das Relvas rua! lia-se no facebook a convocatória apelando a "uma economia virada para as pessoas, uma democracia com direitos para todos e todas sem discriminações " num tom cordato.

Bem diferentes foram alguns comentários, eivados de agressividade, numa linguagem truculenta e impropérios a eito. Também alguma ignorância: um comentador revia-se na CGTP, censurando a intersindical! Os apelos ao civismo marcaram igualmente o debate.

Tudo junto, era previsível alguma turbulência frente à Assembleia da República. E a verdade é que por volta da abertura dos telejornais a barreira de grades foi derrubada e houve frouxas tentativas de subir para os relvados que ladeiam a escadaria que vai da Rua de S. Bento.



 

Quanto ao objetivo do proptesto está aqui espelhada uma pequena parte das motivações expostas.





 
 

Também houve espaço para e animação musical e tempo para a causa animal.

 
 

A PSP, por outro lado, foi profissional, nunca tendo gestos bruscos ou ameaçadores. Até quando as grades começaram a ser abanadas ou algumas pessoas subiram para os muretes os polícias mantiveram-se mudos e quedos,  mesmo com pequenas provocações. 


Só nos momentos mais intensos as viseiras dos capacetes foram baixadas e os cães mostrados lá em cima, em manobra intimidatória. Apesar de uns poucos petardos e do arremesso de garrafas para a formação policial.


 
 
O exemplo mais significativo do bom desempenho policial está aqui e dispensa comentários:
 

 
 
A PSP prestou um bom serviço, garantindo a segurança das pessoas e instalações, como lhe compete,  nunca usando da força. Isto até cerca das 21 horas, que o que se passou depois não são histórias Relvas rua!



Saldo

Francamente positivo.

Os do Cerco a S. Bento manifestaram-se contra o OE 2013; os Relvas rua! voltaram a bater o pé ao ministro mentiroso e a PSP fez o que cabe a uma polícia de um Estado civilizado.


Um senão: as grades da PSP que vedam o acesso de pessoas ficam por lá depois das manifestações, meio abandonadas, lembrando campos de refugiados ou sítios em estadado de sítio.

++++

terça-feira, 23 de outubro de 2012

16ª Manifestação Ética pela demissão do aldrabão


16ª Relvas rua!
22.Out.2012
 
 

 
Ontem, a 16ª Relvas rua! contou com a participação de seis portugueses.

Seis Cidadãos que estão indignados por o seu governo, o governo de Portugal, ter um confesso aldrabão. Os mesmos seis que consideram irresponsável e reprovável o chefe do executivo proteger alguém tão descarado como o ainda ministro Miguel Relvas!



A Comissão Europeia anunciou hoje que o comissário para a saúde e defesa do consumidor, o maltês John Dalli, se demitiu, na sequência de uma investigação conduzida pelo gabinete de luta antifraude da UE. http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=595736&tm=7&layout=121&visual=49

Pouco depois desta notícia, o maltês veio a público afirmar que tinha sido um português, Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, a mexer os cordelinhos e a encostá-lo à parede.

Ora se as suspeitas sobre um o levam à demissão, porque razão um inequívoco mentiroso se mantém no cargo depois de envolvido numa colossal onda burlesca.


Será que vergonha é um produto exclusivo além Pirenéus?

Ou a  Ética orienta a União Europeia e Durão, à luz desse princípio, mais não fez que evitar que fosse manchada por tráficos intoleráveis?

E se um português o fez em Bruxelas, porque não o faz outro português, o primeiro-ministro de Portugal, evitando o enxovalho do país!?

 
Um dia se saberá...
Embora já hoje seja plausível que o medo de Passos alijar o seu sargento-ajudante seja o de cair com ele. Vá-se lá saber porquê!
 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Grainha geneticamente suprimida?



Meio mundo, o meio que reflete sobre isso, questiona a bondade e os perigos dos OGM - Organismos Geneticamente Modificados.

Pertenço a essa parcela do mundo e evito ingerir o que me cheira a OGM.

Porém, ontem, ao comer uvas sem grainha sou dos que comem; não dos que consomem comida dei por mim a pensar: mas cum raio, como se reproduzem as parreiras se as uvas não têm sementes!?

Ainda me lembrei-me dos enxertos, da milenar seleção de castas e dos bacelos, mas a dúvida subsistiu: então e em ambiente 100% natural, sem intervenção humana, como se reproduziriam a parreiras ou videiras que produzem uvas sem grainha?

Sem sair deste novelo, fica a pergunta aos caros leitores e às estimadas leitoras:

Serão as uvas sem grainha um produto natural ou são já fruto da engenharia genética, essa coisa que fabrica OGM e que a tantos assusta?

sábado, 20 de outubro de 2012

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Paris – Segundos sinais em chapas banais [2/3]



Para levar a sério: Pensar!

"Maleleine" entrapada.

O pequeno no "Grand Palais"

 Ampliar para ler. Vale a pena.
Place du Tertre

Ecologia por toda a cidade...

...com utilitário incorporado.