terça-feira, 31 de maio de 2011

Enfeite eleitoralista

.
À procura de cartazes da campanha para as próximas legislativas, dei com isto no sítio do CDS: http://esteeomomento.cds.pt/. Clique na imagem para se aperceber melhor da dimensão da coisa.

Não surpreende, pois Portas é malabarista de muitos recursos. Chapéus, boinas e capote alentejano é com ele e agora mostra a sua versão campónio em camisa de seda.

O que importa mesmo é perceber a atitude do político.
Quererá imitar Louçã, catrapiscando votos daquelas bandas? O certo é que o estilo bloquista é compatível com uma vasta gama de ambientes, entrando com naturalidade na sala do lavrador e na cozinha do caseiro.
Ao contrário, a figura de Portas, “démodé” de muitas décadas, não abre muitas portas. Os camionistas não andam assim e as tascas acabaram há muito.
Se a ideia é passar a mensagem de machão, a Bobone desanca-o mal lhe ponha a vista em cima. Como lhe farão os eleitores.

PP não se deu conta que a direita prefere gente sóbria, circunspeta e austera. São pessoas que olham de esguelha as traquinices do candidato, mesmo que lhes defenda os valores marialvas, coisa de outros tempos, tal como o piroso enfeite populista.
----

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Um Juiz guardião da democracia portuguesa



As democracias fazem eleições para selecionar, não para renovar mandatos.

Para a renovação se fizeram simulacros eleitorais no "tempo da outra senhora" com os Tenreiro a perpetuarem-se em S. Bento e o Tomaz renovado no palácio do pátio dos bichos.

Esquecida dessa mácula, a nossa democracia rapidamente perdeu a autenticidade da sua juventude, gerando uma hipócrita corte de travestis democratas.

As televisões dão o tom, sobranceiras agentes da pseudo-democracia pré-campanha. Negoceiam os debates com os grandes partidos, comportando-se como escravocratas que decidem o interesse dos portugueses em quem deve e não deve ser visto e ouvido.

Os da Comissão Nacional de Eleições fecham-se em copas, como se em copos entretidos, ignorando a igualdade entre partidos legalmente constituídos.

E que fazem o Tribunal Constitucional e o defensor oficioso da democracia, o PR. Ah, este tribunal é, no domínio eleitoral, o amanuense da Constituição: regista listas e não vê televisão, que os debates são fora das horas normais de expediente. Quanto ao senhor Cavaco Silva, diga lá o leitor o que é feito dele, pois anda desaparecido desde que os pequenos partidos foram abusivamente afastados dos ecrãs.

E as nossas magistraturas espezinham o direito, tortuosas encobridoras da farsa da pseudo-democracia pré-campanha. Com honrosas exceções!!!

A honra mais recente conquistou-a o Juiz do Tribunal de Oeiras que deu razão ao protesto do PCTP / MRPP pela sua exclusão dos debates iniciais.

Goste-se ou não do MRPP e das suas diatribes inconsequentes, é um partido com a escrita constitucional em dia. Coisa que um Juiz respeitou, ao contrário do seu colega de tribunal que, na mesma Oeiras, recusou ao MEP a integral dignidade de participação televisiva na democracia portuguesa.

Dois juízes duas sentenças, mas apenas um usou o direito para cortar a direito, decidindo defender a democracia.

Daqui se tira o chapéu ao guardião de Oeiras que criou jurisprudência que respeita a democracia representativa que outros teimam em menosprezar.

+++++

domingo, 29 de maio de 2011

Folha de repolho em rede galinheira

Anda por aí grande efervescência com certos predicados de certa inglesa.
O Destak de sexta publica uma foto da rapariga e percebi a razão da coisa, é coisa séria.
Mas uma dúvida me persegue. A folha de repolho com hibisco sobre rede galinheira que tem na cabeça é pintada de roxo ou já será obra da tecnologia genética!?


----

sábado, 28 de maio de 2011

39,16 cm2 de Líbia

39,16 cm2 é um cantinho, um pintelho na erudição do Eduatrdo Catroga do PSD.

E é essa a dimensão de uma diminuta informação do Destak a dizer que Kadafi pediu tréguas.

Porém, aviões franceses e britânicos continuam os bombardeamentos, apesar de, há vários dias, não haver qualquer eco dos combates na Líbia.

Como o governo de Londres falou no envio de helicópteros para ataques de proximidade, isso tanto pode significar fragilidade dos rebeldes, como vontade de acabar rapidamente com o regime kadafiano. Que já estará em estretores aflitivos, pois não pede cessar-fogo quem está na mó de cima,

Podem ser bons sinais, mas ainda não se sabe quem comanda ideológica e operacionalmente os insurretos. O silêncio mediático deve-se a isso ou a negociações por baixo da mesa para o ditador dar o salto para um belo paraíso moral?

???

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Energia da microbicharada

.
Publicado no “Proceedings of the National Academy of Science”, um estudo prevê que biliões de bactérias ligadas a eléctrodos possam alimentar de energia certos aparelhos.  Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=49278&op=all
Por este andar ainda terei um telemóvel com uma caixinha de micróbios em vez de bateria.

Quando estiver disponível vou comprar com caixa reforçada para os bicharocos não contaminarem as miudezas do telefone. Nem me fazerem brotoeja.
+++

Um polícia responsável


Ontem, o comandante duma esquadra da PSP protegeu uma mulher de agressões com arma branca e foi também atacado.

Ao observar os gestos do criminoso, procurou travá-lo e foi igualmente alvo das suas investidas.
Recebeu tratamento médico e, entretanto, já terá reassumido o seu posto.
Fez o que lhe compete e o que dele se espera: honrou a PSP e inspirou confiança aos portugueses. É tranquilizante saber que temos gente determinada na polícia.

.______________________
Ao noticiar a tragédia, a SIC deu-lhe um tom de comédia.
A menina do canal disse que “o agressor tinha uma relação amorosa com a vítima”.

Como a SIC mede as palavras… Relação amorosa!? À facada!?
++++---

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Coisas do Porto













Cabeças principescas

.

O convite resultou em cheio: as cabeças de borrego estavam no ponto, a ponto de me matarem as saudades destes assados. O alvarinho pontuou e a companhia marcou pontos.

Hoje voltarei a picar o ponto com a cabeça que sobrou.


Obrigado prima.


++++

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dupla patetice

.
A Procuradoria-Geral da República admitiu esta tarde que o Ministério Público "não tem peritos informáticos ao seu serviço capazes de detectar, em tempo útil, crimes divulgados nas redes sociais". http://www.publico.pt/Sociedade/pgr-sem-meios-para-casos-como-o-do-video-de-agressao-violenta-a-jovem-em-benfica_1495715


Patetice 1
Não tem nem deve ter. As polícias sim, em especial a PJ, é que têm de acompanhar o mundo net e apurar que crimes estão em preparação.

Patetice 2
Gritar aos quatro ventos que não há meios para investigar e combater crimes é um conhecido incentivo para os criminosos atacarem sem receio. O medo é que guarda a vinha, sabem os cidadãos e sabem os polícias. A PGR não, a pobre coitada! E sabe-se porquê: o Pinto Monteiro está fora de prazo há demasiados anos.
----

Gente boa!

.
Acabaram de me convidar para mamar uma cabeça de borrego e isso é obra.

Obra de boa gente, acreditem!


____________________________

NR: Nada de confusões; no Alentejo mamam-se cabeças de borrego, assim como cilarcas, sopas de toucinho ou caldos de peixe.

+++

Paisagens de Portugal











terça-feira, 24 de maio de 2011

Tacho no bucho


O amigo Adão, da Casa do Adão, em Gaia, enche estômagos e ânimos.

Fala trezentas línguas, tantas quantas as dos clientes com  quem conversa, nem que seja com vernáculo desempoeirado e gestos a condizer.

Quanto à comida, as doses são de enfardar, até não caber nem mais uma piscla. E sempre a correr, pois

Tenho sessenta clientes para pôr na rua com o tacho no bucho, carago!
+++

segunda-feira, 23 de maio de 2011

domingo, 22 de maio de 2011

sábado, 21 de maio de 2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011

2 – 1 – 0

Sócrates 2   Passos 1   Portugal 0

Acabámos de ver a troca de trunfos, habilidades, trejeitos e sorrisos amarelos entre Sócrates e Passos Coelho.

O infelizmente ainda PM cansou-nos mais uma vez com a pantomina da crise internacional, a ratice do  relatório de contas do adversário e a espertice de imputar a queda do governo ao PSD. E mais ratices, mais.

Passos, coitado, engoliu tanto que aflige. Correu atrás das lebres do artista principal, lá meteu um golito ou outro, mas não ficam na memória. Deu um arzito de desembaraço quando justificou a falta de experiência governativa, mas no PSD já deve haver gente a arregimentar tropas para o devolver à procedência.

Saldo: estamos mal, muito mal!

-----

Contos de encantar


Acabei de receber a imagem e ainda está fresca, mesmo fresquinha. Tão tão, que nem tive tempo para refletir sobre ela.

É que ma mandaram sob o título Conto de fadas e fiquei atolado na dúvida, uma dúvida do tamanho do atoleiro para que o visado nos empurrou.

Por isso mesmo me pergunto: Não será conto do vigário?


A grande e merecida chapelada ao autor desconhecido pela sua bela, oportuna e expressiva montagem.

.....

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Antidepressivo irlandês

.

 ...........

Ontem o FCP ganhou ao SCBraga por 1 - 0, em Dublin. Parabéns!

Com o estádio cheio em tempo de apertos, especialmente vestido de azul e branco, a economia está longe de ter batido no fundo. Podemos confiar que a energia portuguesa observada na Irlanda alavancará a retoma, pois claro.

E o FMI e credores associados podem confiar e baixar os juros leoninos. Ponham os olhos no vigor com que adeptos e equipas se desunharam pelo caneco da Liga Europa!

Labutando com idêntico esforço honraremos os compromissos de Portugal, ignorando o guião caloteiro do Bloco de Esquerda.


+++

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Duas grandes algazarras em Dublin

Hoje em Dublin, capital da Irlanda, já ocorreu a primeira zaragata.

Vários patriotas vieram para a rua protestar pela visita da Senhora Isabel 2, representante turístico do antigo colonizador do país. As últims notícias mostraram manobras dos manifestantes e as contra manobras policiais.

Tanto quanto vi, tudo correu sem lágrimas gasosas nem nódoas negras. O espalhafato foi registado no Parlamento, na Rua Abaixo 10 e pronto, assunto esgotado.

Lamentavelmente não me apercebi se, desta vez, a ociosa senhora leva chapéu repolhudo ou se optou pelo de lacinhos tipo vagem de feijão frade.


A arruada noturna terá cores portuguesas. Adeptos do FC Porto ou do SC Braga, bebendo e cantando, saltando e berrando festejarão a ida do caneco da Liga Europa para Portugal.

Em paz, espero.
.

Mutilação digital benigna

.Nenhum vandalismo é benigo e o título não passa de referência comparativa.

Faz um paralelo entre a mutilação da mão escultural e a crueldade selvagem com que são espetadas nos bois farpas de ferro com vários centímetros.






Pode pensar-se que a mutilação foi acidental, mas a destruição dos holofotes que cercam a peanha da estátua não configura algo acidental. Só malfeitores destroem tal equipamento, talvez com a mesma sanha com que os animais são feridos para satisfação de bárbaros.




Na Amieira - Portel, 14.15 Maio 2011

----

terça-feira, 17 de maio de 2011

Um balão de esperança na justiça

.
Ministério Público esclareceu hoje que os quatro arguidos da PSP ouvidos pelo juiz Carlos Alexandre foram indiciados por tráfico de droga e de armas, associação criminosa, detenção de arma proibida, destruição e falsificação de documentos, entre outros crimes. http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1853415

Recentemente foi divulgado que um processo judicial fora concluído ao fim dezoito anos.

Causas triviais arrastam-se nos tribunais e a credibilidade na justiça cai todos os dias. E quando são ricos e poderosos a cair nas malhas da justiça é exasperante assistir aos episódios carreados para a praça pública.

Ainda por cima quando se vê, como ontem se viu, a eficácia da justiça americana. Todos os portugueses viram o poderoso Diretor Executivo do todo poderoso FMI algemado a caminho do tribunal. Dominique Strauss-Kahn foi preso nos Estados Unidos e fica em prisão preventiva.

Nenhum português acredita que, se tivesse praticado em Portugal os crimes de que ali foi acusado, lhe fosse aplicada idêntica medida de coação.

Porém, a prisão de quatro polícias, investigados por outros polícias, deixa-nos a esperança de que havemos de recuperar a confiança na justiça.

É gratificante constatar que a PSP e o Ministério Público têm gente impoluta, determinada e resoluta.

Mas é preciso mais, muito mais. Temos de tornar a justiça expedita, acabando com os enleios processuais que justificam o desprezo pela verdade material. E impedir que o fogo apague factos.

++++

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Contrastes da Amieira

.







 

Amieira - Portel, 14, 15 Maio 2011