segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

A rolha, o vinho e o amadorismo


No texto seguinte, o evidenciado a azul não corresponde à realidade portuguesa, apesar de sermos o maior produtor de rolhas.

É que há adegas paradoxais: dão um nome pimpão a algumas produções, Selection, Signature, mas espetam-lhes tampões de aglomerado de cortiça, vulgo corticite. 

Pura forretice, indiferença ao mercado ou amadorismo em vez de gestão estratégica do produto !?

Corticite não é rolha de cortiça, nem rolha é, que rolha só a cortiça faz.

E Portugal, o grande corticeiro mundial, tem de transmitir a todos os apreciadores de vinho que não confunde rolhas com um medíocre tapiço, tal como distingue inequivocamente um bom vinho de uma qualquer mistela.

Para quando um pacto sectorial que institua a cortiça como selo de garantia de vinho português !?



Pop da rolha influencia a perceção da qualidade do vinho

A Universidade de Oxford e APCOR apresentaram hoje os resultados de um estudo, feito em Londres durante o mês de julho, em que os participantes consideraram que o vinho tem melhor qualidade (+15%) depois de ouvirem o som da rolha de cortiça ao abrir uma garrafa de vinho.
Estas conclusões foram resultado de uma experiência sensorial em que cada participante provou dois vinhos idênticos e deu-lhes uma classificação enquanto escutava ou o som de uma rolha de cortiça a sair da garrafa, ou o som de uma cápsula de alumínio. Seguidamente, foi-lhes pedido que abrissem ambas as garrafas e as classificassem de novo.
Também se conclui do estudo que o vinho vedado com rolha é mais apropriado para a celebração (+20%) e mais incitador ao espírito de festa (+16%).
“Os nossos sentidos – audição, visão e tato – estão intrinsecamente ligados à forma como saboreamos. O som e a visão de uma rolha de cortiça a sair de uma garrafa define as nossas expectativas, ainda antes de o vinho tocar nos lábios, e essa expectativa vai afetar a nossa experiência gustativa. Estes resultados enfatizam a importância dos vedantes do vinho, e deixam bem evidente a relação que estabelecemos, ainda que inconsciente, entre a rolha de cortiça e a qualidade do vinho”, afirma Charles Spence, responsável pelo estudo da universidade britânica.
A experiência foi promovida pela APCOR numa iniciativa inédita na capital inglesa, que decorreu entre 27 e 29 de julho e em que os participantes puderam entrar no mundo sensorial da degustação do vinho.
Recorde-se que 7 em cada 10 garrafas de vinho produzidas em todo o mundo são seladas com uma rolha de cortiça. Em termos mundiais, 86% dos consumidores afirmam preferir vinho vedado com rolha de cortiça.

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