No texto seguinte, o evidenciado a azul não corresponde à realidade portuguesa, apesar de sermos o maior produtor de rolhas.
É que há adegas paradoxais: dão um nome pimpão a algumas produções, Selection, Signature, mas espetam-lhes tampões de aglomerado de cortiça, vulgo corticite.
Pura forretice, indiferença ao mercado ou amadorismo em vez de gestão estratégica do produto !?
Corticite não é rolha de cortiça, nem rolha é, que rolha só a cortiça faz.
E Portugal, o grande corticeiro mundial, tem de transmitir a todos os apreciadores de vinho que não confunde rolhas com um medíocre tapiço, tal como distingue inequivocamente um bom vinho de uma qualquer mistela.
Para quando um pacto sectorial que institua a cortiça como selo de garantia de vinho português !?
Pop da rolha influencia a perceção da qualidade do vinho
A
Universidade de Oxford e APCOR apresentaram hoje os resultados de um estudo,
feito em Londres durante o mês de julho, em que os participantes consideraram
que o vinho tem melhor qualidade (+15%) depois de ouvirem o som da rolha de
cortiça ao abrir uma garrafa de vinho.
Estas conclusões foram resultado de uma experiência
sensorial em que cada participante provou dois vinhos idênticos e deu-lhes uma
classificação enquanto escutava ou o som de uma rolha de cortiça a sair da
garrafa, ou o som de uma cápsula de alumínio. Seguidamente, foi-lhes pedido que
abrissem ambas as garrafas e as classificassem de novo.
Também se conclui do estudo que o vinho vedado com
rolha é mais apropriado para a celebração (+20%) e mais incitador ao espírito
de festa (+16%).
“Os nossos sentidos – audição, visão e tato – estão
intrinsecamente ligados à forma como saboreamos. O som e a visão de uma rolha
de cortiça a sair de uma garrafa define as nossas expectativas, ainda antes de
o vinho tocar nos lábios, e essa expectativa vai afetar a nossa experiência
gustativa. Estes resultados enfatizam a importância dos vedantes do vinho, e
deixam bem evidente a relação que estabelecemos, ainda que inconsciente, entre
a rolha de cortiça e a qualidade do vinho”, afirma Charles Spence, responsável
pelo estudo da universidade britânica.
A experiência foi promovida pela APCOR numa
iniciativa inédita na capital inglesa, que decorreu entre 27 e 29 de julho e em
que os participantes puderam entrar no mundo sensorial da degustação do vinho.
Recorde-se que 7 em cada 10 garrafas de vinho
produzidas em todo o mundo são seladas com uma rolha de cortiça. Em termos
mundiais, 86% dos consumidores afirmam preferir vinho vedado com rolha de
cortiça.
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