O DN encabeça um texto sobre custos comparativos da nossa Presidência da República com os encargos do rei de Espanha com este parágrafo:
A Presidência da República portuguesa custa cinco vezes do que a Casa Real espanhola, em valores absolutos e 18 vezes mais por habitante, disse quinta-feira à noite, na Figueira da Foz, D. Duarte Pio de Bragança. http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1545400
Tratar o declarante por D. é, na República Portuguesa, fraco jornalismo.
Esquece a Constituição da República Portuguesa cujo artigo 13º atribui igualdade a todos os portugueses.
Também ignora que o nº 3 do artigo 3º da Constituição de 1911 extinguiu os títulos nobiliárquicos.
O mesmo jornal não valida as declarações que publica, através de fontes independentes, pelo que aqueles números podem não passar de simples propaganda.
Post scriptum
O dito cidadão terá ainda dito que "O Rei de Espanha, quando viaja, ou vai num aviãozinho militar pequenino ou vai num avião de carreira. Nunca ninguém viu o Rei de Espanha requisitar um avião inteiro de uma companhia aérea para fazer uma viagem de visita oficial".
Isto não é demagogia nem má-língua, é 100% idiotice. De facto, quando um Presidente leva um grande avião cheio de gente, fá-lo para abrir portas, proporcionar contactos e negócios. A maioria dessas pessoas são gestores, empresários, operadores económicos que se vão encontrar com congéneres dos países visitados pelo Presidente, podendo, assim, contribuir para o nosso desenvolvimento económico.
Isso o "pio" Duarte não contabiliza!
-----
Sem comentários:
Enviar um comentário