quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O pior de 2009

Do piorio

1. O "todo poderoso" que deixa morrer à fome milhares de crianças sem culpa nem pecado.


2. As armas nucleares israelitas prontas a usar e as iranianas e norte-coreanas em preparação. E as outras.


3. A juíza-presidente do julgamento do crime  de pedofilia Casa Pia, que se arrasta há 5 anos.


4. O desprezo português pela pontualidade, pela exactidão e pela verticalidade.


5. As várias suspeitas sobre Sócrates, Primeiro-Ministro de Portugal.
 
-----

O melhor de 2009

2009 positivo

1. Os Magistrados portugueses do Ministério Público determinados e sem medo, que ainda salvam a justiça da desconfiança generalizada [exluído o PGR].


2. Os bispos católicos de Angola que apontaram o dedo à corrupção no país “a todos os níveis".


3. A reconstrução de Angola, estradas, pontes, telecomunicções,  retoma da economia e recuperação da agricultura e da esperança dos muito pobres longe de Luanda.


4. “Os dias do avesso”, de Isabel Stilwell e Eduardo Sá, apelando ao civismo e à cidadania, muitas vezes bem-disposto, mas sempre responsável.


5. As Seicheles, por terem ajudado o Sapo Naval Europeu.
 
+++++

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Chiça! Porra! Carago!



Os americanos manifestam surpresa com Uau! Com uma constância e brihantismo Maitê Proença.

Uau! e mais Uau! Uau! por tudo e por nada. A pobreza é doentia: nem uma variante, sempre nos mesmos tom e intensidade.

Pior é a pobreza dos papagaios lusos: o mesmo formato de pobreza, o mesmo tom, a mesma intensidade.

C'um caraças!

---

Fim do sorriso Alçada-Vilar?

O secretário-geral da FENPROF garantiu que os docentes "não vão ficar reféns" da proposta do Governo para o estatuto dos professores e considerou ser hoje o dia de se saber se a ministra vai ter o seu "primeiro fracasso". "Este poderá ser o primeiro grande fracasso porque eu lembro-me que vi a senhora ministra afiançar na televisão que tinha a certeza de que ia chegar a acordo porque 'sabia fazer'. Hoje vamos tentar perceber o que é o 'saber fazer' da senhora ministra", Isabel Alçada, disse Mário Nogueira à entrada para a última ronda negocial com o Ministério da Educação no âmbito da revisão em curso da carreira e da avaliação docente. http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1458653

O agente do PC para a "luta de massas" na educação, o pseudo-professor Nogueira (não prepara nem dá uma aula há duas décadas), mostra as garras, depois do recuo cosmético quando Alçada-Vilar chegou à 5 de Outubro.

O anestésico Alçada-Vilar estará em fim de prazo!?

Passe o PS a mão pelo pêlo do PC - como no Município de Lisboa - e a agitação na educação hibernará.

Seria elevado o preço a pagar por Portugal caso caia a avaliação séria dos Professores .

---

Menos palhaços para 2010

Aproximando-se o fim do ano, aqui fica um fornecimento de autênticos, rico e pobre, mas palhaços verdadeiros, os propriamente ditos.



Para que em 2010 tenhamos menos palhaços de Mário Crespo  (http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1446678)



Com a vénia da praxe ao autor desconhecido.

+++

Dar algo que nos sobre



Não se sabe sequer se a criança sobreviveu ou não, o que é certo é que muitas como ela vegetam à míngua do que nos sobra.

Serve isto para que não se fale tanto em crise no próximo ano, pois com o que se desperdiça nas nossas casas, nas nossas famílias, se mataria a fome da tanta gente. Pouco fazemos pelos outros, incluindo este que aqui lança o alerta.

Vamos fazer qualquer coisa pelos famintos em 2010?
Por mim, aqui fica o compromisso.

++

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Tolerância que mata

Lau Fat Wai, portador de passaporte e bilhete de identidade emitidos pelo nosso Consulado em Macau, foi preso no sul da China e condenado à morte por um tribunal por tráfico de droga.

A Amnistia Internacional manifestou a esperança de que o caso do cidadão britânico reavive junto do governo português e da Comissão Europeia o processo de Lau Fat Wai. http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1457949

Português ou não, se é genocida narcótico, que a China combata o tráfico, o que poucos países fazem.

Não se percebe a intensidade com que a AI defende genocidas, pois a história das últimas décadas mostra um alarmante paralelismo entre o aumento mundial de morte pelas drogas e a incompreensível tolerância com os seus negociantes.

----

Chinês vaiado em inauguração em Angola



Acabei de assistir à inauguração do Estádio da Tundavala, no Lubango, sul de Angola.

Os discursos da praxe e o tele-beija-mão ao amado líder Eduardo dos Santos. Não o referem como na Coreia do Norte, embora não haja político angolano que não lhe faça referências subservientes. Herança salazarista...

Pois bem, o que destoou foi a vaia a um chinês apresentado por professor doutor ou professor engenheiro. Não registei a expressão exacta, mas provocou sururu, disso não tenho dúvidas.

Como homenagem às empresas envolvidas no empreendimento foram entregues diplomas a pessoas-chave. E quando chegou a vez do chinês, lá veio o contraste com o orquestrado festejo, a vaia.

Gostaria de perceber porquê?

Por contratarem pouca mão-de-obra local?

Por não se "misturarem" com os angolanos?

Por serem mouros de trabalhho?

Porquê?

Quem esclarece?

???

Criaturas animalescas na África do Sul



Ontem, o Odisseia apresentou uma reportagem sobre gangues na África do Sul, incluindo uma cadeia.

Alguns dotados de hierarquia militar, com graduações de sargentos, capitães e generais, os seus membros atingem estes postos mediante o assassínio "requisitado" pelos mandantes. E a direcção da cadeia pactua com estas organizações criminosas: uns têm a lavandaria, outros a cozinha, etc.

Um autoproclamado "general" dizia ao jornalista que, se não fosse obedecido nos seus desmandos sexuais, mataria os recalcitrantes. Disse isto sem a mais pequena hesitação ou misericórdia.

A Africa do Sul alimenta um barril de pólvora se não tratar estas criaturas com a firmeza com que a China abate criminosos irrecuperáveis.

----

China pedagógica contra traficantes de droga




O cidadão britânico Akmal Shaikh, condenado à morte na China por tráfico de droga, foi executado durante a madrugada com injecção letal numa prisão de Urumqui, capital da remota província de Xinjiang, no noroeste do país, confirmou a agência noticiosa estatal do país China News http://www.publico.pt/Mundo/britanico-condenado-por-trafico-de-heroina-foi-executado-na-china_1415628

Se, quem anda no negócio do genocídio narcótico, souber que lhe pode custar muito caro, pensará duas vezes.

O mundo dito ocidental trata os traficantes genocidas com brandura. Não os faz pagar os milhares de mortes que provocam, as famílias destruídas e o sofrimento de tanta gente.

EUA, UE, Portugal também, são hipócritas ao dizerem que combatem os traficantes de droga. É mentira: fazem de conta que combatem. E, por cá, só apanham a arraia-miúda, que não há malha que cace os tubarões!

Fez bem a China. Foi um exemplo para o mundo que queira ser civilizado, tirando um genocida do circuito da droga.

+++++

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Angola chuta para a frente




Com a inauguração dos estádios que receberão o Campeonato Africano das Nações, em 2010, Angola respira fundo, pois consegue tê-los em tempo útil. Há poucos meses, havia relatos do andamento das obras e também comentários sobre a eventualidade de não serem concluídos a tempo.

Os construtores chineses esmeraram-se e não deixaram Angola fazer má figura.

Também seria excelente para a "força anímica" angolana que a selecção de Manuel José atingisse o topo.

+++

Isabel do Carmo só vê mulher que 'estava em casa'



Antigamente... a mulher estava em casa. Isto é dito por Isabel do Carmo num contexto do mundo do trabalho, na 'Pública' de hoje.

Que mulheres "estavam em casa"!?

No antigamente de Isabel do Carmo havia uma minoria de mulheres "domésticas", no campo e na cidade. Eram as mulheres, aliás, as esposas dos médios e grandes agricultores, dos médios e grandes funcionários das finanças e das contabilidades da CUF e dos juízes, médicos e arquitectos. As dos ricos também. Uma minoria, feitas as contas.

A grande maioria trabalhava na monda, na ceifa e na apanha da azeitona de sol a sol. O grão-de-bico apanhava-o de madrugada. Também plantava e colhia batatas nos lameiros, levava o gado ao pasto, ordenhava-o e fazia queijos.

Nas cidades, trabalhava nas fábricas de Braço de Prata, nas cozinhas dos restaurantes e nas das tascas e casas de pasto por tuta-e-meia. Faziam "horas" nas que "estavam em casa" e também se entretinham nas fábricas de lanifícios, nas fábricas de calçado, nas rouparias e na limpeza dos hotéis e também as havia que limpavam os locais de trabalho dos maridos das que "estavam em casa".

Sem esquecer as costureiras, modistas e forneiras, contínuas, logistas e taberneiras, enfermeiras, padeiras e engomadeiras, outra raça de mulheres que "estava em casa".

Suspeito que a afirmação foi da elitista endocrinologista Isabel do Carmo. A ex-chefe do PRP* com o mesmo nome certamente não o diria, pois andou a pôr bombas para destruir a exploração da mulher que não "estava em casa"! Pelo menos era o que dizia...
_____________

* PRP - Partido Revolucionário do Proletariado

---

domingo, 27 de dezembro de 2009

Uma Mulher muito especial



Ouvi hoje o programa Heróis como nós, da Antena 1, em que a jornalista Madalena Balça nos emociona com o drama de Irene Sabino e da história da sua extraordinária coragem.

Amputada das duas mãos e dos dois pés (não sei a dimensão da mutilação das pernas) por negligência médica, recuperou a sua autonomia em Alcoitão, depois de estar entre a vida e a morte.

Com determinação, olhou em frente com esforço sobre-humano e é hoje uma pessoa com uma vida pessoal e profissional tão normal como possível. E abomina que a olhem como coitada, o que a faz ainda maior.

Merece o nosso humilde respeito.

E a jornalista tem direito aos parabéns pela qualidade do trabalho.

+++++

'Público' com guião sionista de propaganda



Palestina aterrorizada

O 'Público' de hoje titula Seis palestinianos mortos... O subtítulo agrava o branqueamento do crime: Três mortos pelo exército de Israel são suspeitos de terem assassinado um colono judeu...

As vidas têm valor diferente para tal jornal! Os sionistas matam, os palestinianos assassinam, é esta a qualidade do 'Público'!!!

E não foi nem será provado que o colono foi assassinado, porque Israel usa o método nazi de não julgar os que despreza, assassina-os a sangue frio. Um jornal e uma jornalista que não pesam as palavras não são profissionais dignos. Nem profissionais.

O 'Público' prestou um servicinho ao sionismo assassino, alinhando na sua técnica de propaganda. Foi sectário, legitimando os assassínios do Estado sionista e foi indigno ao mascarar os factos, ignorando a história. E a história é a da ocupação militar israelita de território alheio, tal como Saddam Hussein fez ao Kuwait! O resto desta aventura sabe-se... Para o jornal e para a jornalista, há ladrões bons e ladrões maus.

Mas ambos protegeram um Estado terrorista e espezinharam um povo com o território ocupado criminosamente.

-----

Bom sinal para as Mulheres de Angola



Não sei a percentagem, embora pareça significativo o número de mulheres nas administrações municipais de Angola. A Televisão Pública de Angola transmite notícias de municípios do interior e são mulheres administradoras municipais que fazem as apresentações.

É muito bom sinal, particularmente num país em que a poligamia minimiza o papel da mulher. Também é provável que estas mulheres, em contacto com a Angola tradicional, induzam a progressiva valorização de muitas outras mulheres subjugadas pelos maridos, a coberto da ancestralidade dos costumes.

++++

sábado, 26 de dezembro de 2009

Guerra sem quartel aos traficantes

.....

Ontem soube-se que a família de um militar mexicano da unidade que abateu um chefe de cartel de droga foi chacinada. O militar morreu na operação e, não contentes com isso, os senhores da guerra mexicanos assassinaram a sua família.

Hoje o 'Público' noticia que o corpo de um governador colombiano raptado pelos traficantes das pretensas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia foi encontrado ontem à noite. Encontrado degolado.

Nestes e noutros países lida-se com cruéis organizações assassinas em massa com paninhos quentes. Mas do que se trata é de uma guerra. Que só será ganha se for combatida com estratégia militar, com acções devastadoras e não com paliativos.

Se assim não for, os 'barões' da droga tomam conta dos países e não haverá demagogia à "Chavez" que o esconda.
.
-----

Verdadeiro combate à droga

Um tribunal do Vietname condenou hoje cinco chineses à morte por fuzilamento por traficarem cerca de oito toneladas de haxixe. O Vietname tem uma das legislações antidroga mais duras no mundo e cerca de 100 pessoas por ano são executadas  por crimes relacionados com drogas. http://aeiou.expresso.pt/vietname-cinco-chineses-traficantes-condenados-a-morte=f554758

Se e quando outros países adoptarem medidas firmes como estas, o flagelo pode ser debelado.

O tráfico de estupefacientes é um crime contra a humanidade, um genocídio silencioso, e a história mostra que só a determinação contra os homicidas ganhará esta guerra.

+++++

Assassinos à solta


Palestina ocupada [Wikipédia]

Como os mandantes estão no governo e o seu terror é patrocinado pelos EUA e protegido pela UE, os crimes são tolerados e os criminosos abençoados.

E como a frequência dos crimes é diária deixaram de ser novidade a merecer notícia. Com dignas excepções, como a do espanhol El País de hoje, de que se usam excertos.

El Ejército israelí ha matado a disparos a tres palestinos miembros de Al Fatah, el movimiento del presidente Mahmud Abbas, en la ciudad cisjordana de Nablús, según han informado los servicios de emergencias. Los tres fallecidos estaban desarmados.

Por otro lado, los soldados israelíes han matado también a tres palestinos en la Franja de Gaza en un tiroteo, ya que el Ejército tenía sospechas de que intentaban infiltrarse desde Gaza.

Infiltrar-se! Alguém se infiltra no seu próprio país!?


-----

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Formigarras recomenda: Façam por ser Felizes





Nestes dias de felicidade mercantil, usai o vosso cantinho de liberdade para ser Felizes. Se necessário com esforço, pois nada cai do céu, excepto meteoritos e restos de satélites!

Aos ateus e agnósticos, animistas e panteístas, aos cristãos ortodoxos e aos católicos romanos, aos calvinistas, budistas, taoistas, confucionistas e judeus (excepto os assassinos de Estado), aos luteranos, presbiterianos e anglicanos, aos anabaptistas, islamitas (excepto os radicais assassinos), metodistas, adventistas e jeovás (excepto os que impedem transfusões de sangue), aos hinduístas e iemanjaistas e a todos os aqui involuntariamente omitidos, desejo que sejam felizes.

Façam por isso!

Parafraseando Raul Solnado, façam algo para ser felizes.

Felicidade não cai do céu nem se compra na farmácia (nem nos 'Casais Ventosos' desta Terra!): há que olhar em frente, que lamentos e dores nas cruzes não aquecem corações.

Façam por ser felizes!

++++++

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Um Homem que é uma referência nacional


(Olhares)

"Um homem como eu, com a instrução primária, e que tem os netos com formação académica,  terá de aprender com eles as técnicas mais modernas" [Expresso de hoje]

A frase é de Rui Nabeiro, dela transparecendo não só humildade, mas especialmente a sua grande dimensão de gestor.

Num país com tanto dótor, pobreza de espírito e fartura de gente poucochinha, é um exemplo para todos nós. Por isso, daqui vai uma chapelada para o construtor do melhor café do mundo, o Delta.



+++++

Avó do director mais esperta do que ele




Um tornado arrancou 22 torres da rede de muito alta tensão da REN. Um seu director coordenador (!) afirmou à rádio que estavam bem construídas e que a sua avó contara que um vendaval também lhe tinha derrubado a chaminé de casa.

A avó do coordenador director (!) não teria dito aquela barbaridade. Pelo menos calava-se.

Uma torre daquelas, que é arrancada como pé de salsa, não foi bem concebida. Ponto. E é pouco razoável meter os pés pelas mãos para dizer que as torres caem. Se o neto tivesse o bom senso de uma avó "lembrar-se-ia" de que projectar uma torre - incluindo as da REN - implica estudo dos factores que condicionam a sua estabilidade estrutural, incluindo o histórico de intensidade dos ventos. Com uma folga de segurança! Ainda por cima com o tempo de pernas para o ar...

---

Fábulas do Chiado

É de um amigo do meu filho e meu amigo também. Ontem jantei lá um bacalhau não convencional e estava óptimo. O cozinheiro brasileiro é um ensaísta e esmerou-se.

Hei-de voltar.



Durão, um aldrabãozeco

O 'Expresso' traz hoje à luz do dia a máscara indigna de Durão Baroso.



Quem assim mente não merece confiança.

----

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Humor anti-crueldade

.

Poucas são as espécies que se divertem com o sofrimento alheio. A humana, em especial as variantes espanhola, portuguesa, mexicana e francesa tiram grande prazer das farpas cravadas nos bois.

A Catalunha quer lavar a desonra da nossa espécie e também tem ajuda com humor. Do bom.

+++

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Cristiano Ronaldo topo de gama


Cristiano Ronaldo deixou esta terça-feira mais de 20 mil adeptos em delírio em Tashkent, Uzbequistão, onde foi dar uma aula de futebol ao estádio do Bunyodkor, clube treinado por Luiz Felipe Scolari, anterior seleccionador português. http://desporto.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1415018&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+%28Publico.pt%29&utm_content=Google+International

A notícia nada teria de surpreendente, pelo que se lhe conhece, se não tivesse a nota que a torna especial e enriquece o jogador: "... alegadamente recebeu 600.000 euros que doará a instituições de solidariedade."

Quem ganhou e ganha como ele só ganha com atitudes destas.

++++

Universidade energética



Com 920 painéis solares fotovoltaicos já instalados em dois edifícios do campus, a Universidade de Aveiro está, desde 30 de Novembro, a produzir energia para consumo próprio, em regime de micro-geração. http://uaonline.ua.pt/detail.asp?lg=pt&c=16610&ct=59

Um exemplo não só para outras universidades e escolas de todos os níveis, mas também para empresas.

Quem sabe se para o meu próprio prédio. Temos de fazer aí umas contitas!

Pela primeira vez espiolho o portal da UA e eis que os apontadores são simples e... eureka, a Reitora apresenta-se como Maria Helena Nazaré na sua mensagem de 15 de Dezembro de 2006. Fiquei encantado com uma universidade sem doutorice, mas era demais! Em Portugal... Logo na página ao lado, a equipa reitoral desenterra o atávico dótorismo e lá voltam os profs doutores. Pena.


Como é uma tristeza a UA identificar as pessoas do gabinete de apoio como

Então estes profissionais não têm uma profissão!? Não têm uma dignidade, um estatuto e uma designação próprios!? Porquê apresentá-los pela negativa. O mundo universitário vai muito para além dos umbigos dos profs doutores, sabiam!?
.
Algum magnífico membro da doutoral equipa reitoral gostaria de ser identificado algures como Não financeiro, Não logístico, Não Secretariado!? Duvido.
.
Afinal ainda há muita energia negativa na UA.
.
+++

Serviço público da Força Aérea



A Força Aérea mantém 600 militares e 14 aeronaves em alerta permanente, 7 dias por semana 365 dias por ano, no Continente, Açores e Madeira. (FA)

É bom que exista esta prontidão.

Também era bom saber a razão de umas vezes serem helicópteros da Força Aérea e outras do INEM a fazerem transporte de emergência.

++++

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Reino Unido mais rico com República



'The Independent' ha ganado una batalla legal de tres años y tendrá acceso a las cuentas de la reina Isabel II.

'The Independent' accede a unos documentos que reflejarán el gasto real de Palacio. Algunos diputados criticaron recientemente el aumento en el gasto de la Corona. En 2009, la Casa Real gasto 42,5 millones de euros, 2 millones más que el año anterior. El príncipe Carlos, sólo en 2008, gastó 3 millones y medio de euros. http://www.publico.es/internacional/279832/isabelii/cuentas/reinounido/buckingham

República Unida soa bem. Em inglês também e a sigla UR é fácil de reter. Nem tinham de mudar muito nos carimbos e nos portais da net.

Não antevejo a opção republicana para aquelas bandas, pois os populares de lá gostam muito de grandes desfiles com carruagens do século 18, de cavalos engalanados e do andar cadenciado dos mordomos palacianos. Nem se importam de serem súbditos em vez de Cidadãos.

A verdade é que os britânicos, se escolhessem uma República, poupariam os muitos e muitos milhões daquelas contas mal contadas. Mesmo que atribuíssem uma confortável pensão de reforma à D. Isabel II e ao seu esposo. Só o aumento do PIB que não seria pôr uma caterva de inúteis a trabalhar...

Porém, nem tudo seriam rosas. Os turistas perderiam o espectáculo do render da guarda no palácio de Buckingham com os vistosos capacetes vermelhos dos militares. E o mundo deixaria de se deliciar com os leguminosos chapéus da rainha e dos das suas filhas, netas, sobrinhas, marquesas, ladies, arquiduquesas, marquesas e outras tão fúteis criaturas como elas.

Talvez um dia, se o povo se cansar de divertimento tão caro...
 
++++

Alerta em forma de laracha

Sem comentários, salvo a nota de apreço pela originalidade do aviso à navegação.




++++

Aminetu Haidar: Erro meu



Errei na previsão de que Marrocos e Espanha iriam deixar Haidar morrer. Embora não tenham querido fazê-la mártir, a perseguição continua.

A pressão americana forçou Rabat a abrir a porta, mas enjaulou-a: "las autoridades marroquíes la han sometido a un cerco que se parece mucho a un arresto domiciliario. "La policía sólo deja pasar a casa a mis familiares", denunció por teléfono a EL PAÍS. Ella adivina que lo que está viviendo estos días es una señal de lo que sucederá cuando logre recuperarse: "Creo que me impedirán salir a la calle". http://www.elpais.com/articulo/espana/Aminetu/prisionera/propia/casa/elpepiesp/20091220elpepinac_6/Tes

O Marrocos do "jovem rei" da propaganda oficial é a mesma ditadura do seu pai. Ditadura ocupante do Saara Ocidental.

----

domingo, 20 de dezembro de 2009

Professores pedagogos





Está nas mãos dos professores e da escola acabar com os casos de indisciplina. Ambos são responsáveis por boa parte dos maus comportamentos que os alunos têm dentro da sala de aula. Esta é uma das principais conclusões do estudo "A Indisciplina em Sala de Aula: Uma Abordagem Comportamental e Cognitiva", de Luís Picado, do Instituto Superior de Ciências Educativas. http://www.ionline.pt/conteudo/38390-professores-sao-os-responsaveis-pela-indisciplina-dos-alunos
 
Finalmente temos análise fundamentada da vida escolar.
 
Os sindicatos lamentam a "falta de condições" e os professores, atolados em contestação 360º, não têm conseguido dar um piparote na desmotivação.
 
Este estudo tem pistas que parecem potenciar um novo rumo. Que ajude os professores a darem um salto e que os empregados escolares com horário zero se calem ou se requalifiquem como Professores.
 
+++

Sócrates a perder o pé

O PM chegou atrasado a... não interessa onde. E desculpou-se culpando outrem.

Alguém que não calculou bem a distância nem o tempo para fazer o trajecto.

Um verdadeiro general não acusa o soldado de falta de pontaria.

Coitado, está com os nervos em franja.

--

Corrupto com nome

O homem é o chefe da Casa Militar de Eduardo dos Santos, o eterno presidente de Angola. E tem 600.000.000 de dólares para comprar empresas. 418,702,756.93 euros! Se é que não tem mais uns trocados...

Tendo em conta que o país é independente desde 1975, que o protegido presidencial não terá tido pai rico nem tio americano, constata-se que "ganhou" 1.026.232,25 euros por mês. Tudo contas por alto, sem inflação nem correcções monetárias. Um milhão de euros por mês. É obra!





-----

Sensacionalismo: mentira comercial

Pinto da Costa agredido repetiu o repórter da TVI. Repetiu, repetiu, repetiu. Até ser mostrada a gravação das imagens e nada se viu de agressão.

Observam-se, então, um PC sereno e a polícia a afastar um homem do presidente portista. Instantes depois vê-se a correria de 5 ou 6 pessoas. Mais tarde a SIC diz que PC já referiu que não foi agredido.

A Comissão de Carteira Profissional de Jornalista faria bem em ouvir a narrativa e confrontá-la com os factos e agir. Agir de forma a inibir este pretenso jornalismo à caça de factos vibrantes que inventa, distorce e mente quando os não tem. Mas não vai fazer nada... limita-se a repousar à sombra dos emolumentos que cobra. Agredindo a sua missão por omissão!



----

sábado, 19 de dezembro de 2009

Catalunha antitaurina ganha pontos



Para minha grande surpresa, o parlamento catalão aprovou a iniciativa antitaurina por 67 votos a favor e 59 contra.



Não sei se tem aprovação garantida ou é um pró-forma a caminho do caixote das boas ideias adiadas.



Saber que a Catalunha tem 82 municípios abolicionistas é uma completa surpresa.



Estou agora mais optimista, mas ainda sem qualquer expectativa de que a onda contra a crueldade nos bata à porta.



++++

Contrastes de Lisboa - 2