segunda-feira, 1 de junho de 2009

A "Querida" da Segurança Social

Durante demasiado tempo os portugueses foram mal tratados pelos Serviços Públicos: burocracia, maus modos e arrogância de alguns funcionários. Desde a década de oitenta que se tem feito um investimento estratégico na modernização da Administração Pública e há resultados bem visíveis. Houve situações de efectiva simplificação de processos, embora ainda aquém do necessário para pôr Portugal entre os melhores e as caricaturas já hoje aqui relatadas demonstram-no. Também o atendimento teve grandes melhorias. Hoje são raros os casos de indelicadeza e, em geral, verifico, pela minha própria experiência, que os Funcionários Públicos que me prestam serviços fazem o seu melhor. Mas já constatei igualmente casos de cortesia inadequada. Embora bem acolhido, sem qualquer dúvida, já senti uma ponta de maternalismo, como se eu fosse incapaz de acompanhar o que me estão a dizer... E hoje mesmo, na Loja do Cidadão das Laranjeiras, ao passar junto de um "terminal" da Solidariedade e Segurança Social ouvi, perplexo, a atendedora a dirigir-se a uma Cliente: "- Oh querida, este é o formulário para..." --

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