segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Seicheles safam Sapo Naval Europeu


Como as leis portugueses não permitem o julgamento de piratas interceptados no alto mar, a tripulação da fragata destacada no Índico, que identificou os piratas e recolheu provas da sua acção,  passou-os para um navio de patrulha das Seychelles, o "Andromache". [Adaptado de http://www.publico.clix.pt/Mundo/fragata-portuguesa-captura-piratas-somalis-e-entregaos-as-seychelles_1412039]
.
Esta é a notícia, mas é meia verdade. Então a lei portuguesa não tem uma alínea de um número de um artigo de um código para julgar atentados à nevegação, à segurança de pessoas e bens? Nem jurisprudência com interpretações que prencham buracos legislativos? Conversa fiada de burocratas, que protege criminosos.

Parabéns às Seicheles!
 .
Que tenha mão pesada para aqueles terroristas do mar, já que Portugal dá pouco valor à vida de pescadores.

+++++/--

Suiços travam islamização


A liberdade e a liberdade religiosa são, há muito, tradições europeias consolidadas. Com excepções balcânicas e outras erupções episódicas.

Do que não estou certo é que essas liberdades não estejam a ser utilizadas para insuflar valores que, a prazo, as neutralizem. Por isso, o não suiço aos minaretes, uma vertente da afirmação islâmica no mundo, merece reflexão.

Há agora ecos de contestação muçulmana. São para ignorar, pois em alguns desses países com essa confissão oficial nem sequer há liberdade individual no vestir, no comer, no beber e muito menos no emitir de opiniões. É isso que queremos para a Europa!?

++++

Fim da letargia do Sapo Naval Europeu?

Fragata Álvares Cabral capturou grupo de piratas somalis que atacou o navio de pesca espanhol "Ortube Berria", numa operação conjunta com as autoridades das Sheycheles e da UE. http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1434772

Se for um primeiro passo para combater eficazmente a pirataria, a operação merece aplauso.

Embora a notícia não diga por que carga de água não meteram a pique toda a tralha flutuante dos piratas, suspeito que não. O que é um desperdício da oportunidade de dar um sinal sério de que acabou a tolerância com o crime marítimo somali.

Lamentavelmente os piratas também não foram mandados ao fundo e não se sabe se foram entregues à Seicheles para julgamento.


++

A recusa de Cavaco não foi recusa

Cavaco mandou dizer que não se recusou a abrir a homenagem a Melo Antunes.

Que tinha um compromisso...

Sai comprometido, pois a homenagem foi bem antes da Cimeira Ibero-Americana.

Nota: Vasco Lorenço, em quem acredito, desmente Nunes Liberato, chefe da casa civil da presidência, e lamenta mais uma trapalhada desta.
----

Trombone Magistral

C T M

E se todos magistrados, mas mesmo todos, adoptassem o protagonismo televisivo de Pinto Monteiro?

E se todos os Magistrados do Ministério Público, ao investigarem o tráfico de robalos, dessem entrevistas televisivas?

E se todos os Juízes de Instrução Criminal anunciassem aos quatro ventos as evidências probatórias das fugas ao segredo de justiça?

E se todos os Desembargadores dessem conferências de imprensa sempre que votam vencidos nos acórdãos sobre putativa pedofilia?

E se todos os Conselheiros convocassem as televisões para lhes apresentar, ipsis verbis, a relevância contingencial abstracta da jurisprudência sobre acções contrárias ao bom nome de Portugal?

E se, se, se... se todos estes ses vissem a luz do dia ou alcançassem a subida honra dos holofotes!? Era a saturação da comunicação social. Para a evitar, fazia-se como na Assembleia da República, criava-se uma televisão especializada. Claro que os seus telejornais abririam sempre com o Procurador Geral, sob pena de medidas de coação ao director do canal.

Maria José Morgado e Cândida Almeida seriam estrelas permanentes, como agora,  com lugares cativos nos alinhamentos sobre futebol e nos exclusivos Free Port, respectivamente. Aos travões à avaliação do Juiz Rui Teixeira no STJ garantia-se horário para adultos, depois da meia-noite. A juiza-presidente do julgamento do processo Casa Pia teria absoluta prioridade com Notícias de última hora a seu pedido.

O Canal Trombone Magistral, conhecido na comunidade dos advogados por TCG (Tribuna das Calendas Gregas), seria financiado com emolumentos de 7% sobre as custas judiciais.

-----

domingo, 29 de novembro de 2009

Portugal com prisão pertétua


Um assassino tirou hoje a vida à sua mulher e a um soldado da GNR, este no próprio posto policial. http://www.publico.clix.pt/Local/homem-mata-a-tiro-a-mulher-e-militar-da-gnr_1411905

Será, no máximo, condenado a 25 anos de cadeia, se umas manigâncias processuais ou atenuantes amigais não reduzirem a pena.

Daqui a poucos anos estará cá fora, quem sabe se a matar mais pessoas.

Depois de bom comportamento prisional, justificado com a meticulosa organização da biblioteca da cadeia ou de comoventes aulas de moral cristã aos outros prisioneiros e eficaz arrependimento fingido, será libertado.

Se, antes disso, não tiver saídas de fim-de-semana ou outras mais condescentes, as chamadas precárias...

Entretanto, o governo e a assembleia da república (isto é, o legislador, nas pessoas do primeiro-ministro, do ministro da justiça e dos deputados) fazem de conta que não é nada com eles.

No mínimo dos mínimos, impõe-se que Portugal adopte a prisão perpétua efectiva de assassinos, isto é, sem quaisquer libertações sob nenhum pretexto. Isto, enquanto a União Europeia tolerar o assassínio impune em nome dos direitos humanos.
------

sábado, 28 de novembro de 2009

Cavaco é um ser superior à política

Cavaco recusou participar na homenagem a Melo Antunes

Cavaco Silva recusou o convite para presidir ao colóquio promovido para assinalar o décimo aniversário da morte de Melo Antunes, o principal ideólogo do 25 de Abril. O colóquio conta com a activa participação dos três ex-chefes de Estado vivos: Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio. Participam ainda Eduardo Lourenço, António Lobo Antunes, Artur Santos Silva, Figueiredo Dias, João Cravinho, Manuela Silva, Manuel Alegre e Rui Machete, além do angolano Paulo Jorge e do ex-Presidente da República de Moçambique Joaquim Chissano. http://aeiou.expresso.pt/cavaco-recusou-participar-na-homenagem-a-melo-antunes=f550091

O mesmo Cavaco que, quando lhe convém, atira poeira para os olhos do povo, dizendo que não é político.
.
Estamos fartos de o ver nesse número! .
E agora podia nem se ter dado por ele nem pelo seu perfil provinciano: bastava ia ao colóquio dizer umas palavras de circunstância. Não mostrava a sua ingratidão nem o seu carácter conservador.
.
Demonstrou não ter estaleca para presidente de todos os portugueses. Nem estar à altura dos nossos maiores!

----

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Esforçados trabalhadores da EDP

Transcrevo as doutas palavras do meu amigo remetente:
Assim é que se combate o desemprego meus senhores.
Ponham o olho nesta metodologia e deixem de dizer mal do vosso País
E... Pode ser uma injustiça, mas como a electricidade é tão cara, o déficite tarifário é uma chico-espertice e andamos a financiar a EDP Brasil sem nada ganhar, fica como protesto. ----

Fugas às escutas

Por Felícia Cabrita
.
Os arguidos no ‘processo Face Oculta’ deixaram de usar os seus telemóveis habituais a partir de 25 de Junho, no auge da polémica causada pelo negócio PT/ TVI, existindo a suspeita de uma fuga de informação nessa altura, quando começaram a chegar a Lisboa as primeiras certidões enviadas pelo DIAP de Aveiro http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=155377&dossier=Caso Face Oculta

As fugas ao segredo de justiça agitaram o Primeiro-Ministro, muito preocupado com o rigor da justiça, horrorizado com o ponto a que chegámos.

Sempre quero ver se estas fugas de informação, na verdade contra-escutas, são igualmente repudiadas com a mesma veemência!

Ou estas serão serviço público???

[A devida vénia ao autor do boneco original, aqui esfrangalhdo]

----

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Zon Lusomundo contra-natura

A exibição do cartão Zon nos cinemas Lusomundo confere direito a um bónus. Pelo preço de um bilhete, é oferecido um menu de pipocas e bebidas.

E o que é que é contra-natura!?

É poder escolher-se entre cola e outras bebidas e não água!!!

A bebida mais natural do mundo, a água, não faz parte do menu Zon Lusomundo... Pobre mundo luso!

---

Belas obras de arte

Jennifer Garant tem um estilo, temas e tintas que mostram uma observação meticulosa das suas fontes de inspiração.







++++

Face oculta da hierarquia católica irlandesa

A Igreja católica Irlandesa encobriu abusos sexuais cometidos por sacerdotes de Dublin a centenas de crianças durante décadas. A conclusão surge no relatório de um inquérito oficial publicado pelo ministro da Justiça. No documento é assinalado em particular que quatro arcebispos não informaram as autoridades de abusos cometidos a partir dos anos 60. http://pt.euronews.net/2009/11/26/igreja-catolica-encobriu-centenas-de-abusos-a-criancas-em-dublin/

Mais vale tarde...
.Foi digno o Ministro Irlandês da Justiça, ao dizer que o país é uma República e, por isso mesmo, "nenhuma instituição, agência ou igreja pode estar imune aos factos”.
.
Ficamos à espera de saber se algum cardeal abusador, se algum bispo promíscuo ou algum padre católico pedófilo vai parar ao tribunal ou se é condenado pelos crimes cometidos.

----/++

Que inveja da "Face Visível" alemã


O chefe de estado-maior da Alemanha, Wolfgang Schneiderhan, e um dos secretários de Estado da Defesa no país foram afastados de funções sob suspeita de terem dissimulado informações e provas num inquérito sobre um polémico raide mortal no Afeganistão em Setembro. http://www.publico.pt/Mundo/alemanha-chefe-de-estadomaior-demitido-por-causa-de-raide-no-afeganistao_1411487

Por outras palavras, o encobrimento, mesmo sem intervenção judicial, teve consequências.

O Governo podia ter ignorado o caso, podia ter mandado recado aos jornais para o abafarem e também o podia ter desmentido. Mas não, pôs o dedo na ferida.

Ética, meus senhores! Ética, foi o que o Governo de Alemanha demonstrou ter.

Urgente
Importar ética alemã em grande quantidade!

++++

Obrigatório: Meryl Streep em Julie & Julia

Os altos e baixos das histórias de dois livros de cozinha convertidos num acepipe a não perder. Uma cozinheira bem desgadelhada por Meryl Streep mantém-nos de olho arregalado todo o filme. Num papel de menos exageros, Amy Adams dá-nos também momentos vivos e realistas. É um filme muito bom, sem ser excepcional.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sapo natural e não de plástico


http://aeiou.expresso.pt/imagens-que-estao-a-marcar-o-dia=f549451

Ainda há quem se preocupe com a vida na natureza. Enquanto houver gente desta, a Terra e os Humanos poderão ter esperança de que os "donos do mundo" gostem de bicharocos.

++++

O grande abusão

O antigo presidente do BPN, Oliveira Costa, e três outros ex-administradores são acusados pelo Ministério Público de terem gerado um buraco de 9700 milhões de euros no banco, com um esquema fora de contabilidade. Envolvia também Luís Caprichoso, Francisco Sanches e Vaz Mascarenhas, que são agora acusados de abusão de confiança, burla qualificada e falsificação de documentos, segundo o despacho de acusação.

Que grande abusão! 9700 é mesmo um abusão de grande calibre.
E um ainda maior superlativo!
Parabéns ao 'Público', ao editor e ao jornalista pelo neologismo. Veio para ficar.
++

Contra a cobarde violência machista

Os criminosos devem pagar os seus crimes com língua de palmo. Mas não pagam, em nome dos direitos humanos que violam selvaticamente!
.
Como também não pagam nem são chamados à pedra os ideólogos, muito próximos de autores morais dos crimes contra metade da humanidade: as mulheres.
.
.
A devida vénia a Forges (http://www.forges.com/) e ao El País (http://www.elpais.com/)
.
++++

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Os nossos mouros

A grande maioria dos concelhos algarvios tem mouros nos seus brasões de armas. São um retato cuidado da nossa história. Mas há três...


.
...que são excepções. Não têm turbantes muçulmanos nem coroas cristãs:

+++++

Açores um passo à frente

Mais de seis mil alunos das escolas do primeiro ciclo do ensino básico nos Açores vão beneficiar, a partir de Janeiro, de um programa de distribuição de fruta e produtos hortícolas. http://www.publico.pt/Educação/alunos-do-primeiro-ciclo-nos-acores-vao-receber-fruta-na-escola_1411015 Além de ser um reforço alimentar de qualidade, esta medida reflecte uma orientação de educação para a saúde. Parabéns Açores! ++++

Portugal selvagem

Uma vergonha, Portugal protege assassinos. Fossem eles executados e as mulheres estariam vivas.

26 mulheres mortas desde o início do ano em Portugal. No ano passado, o Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA) somou 45 homicídios consumados. Mortas por marido, companheiro ou namorado, ex-marido, ex-companheiro ou ex-namorado eram 40 - um pico sem explicação aparente: em 2007, foram 20; em 2006, 31; em 2005, 31; em 2004, 31. http://www.publico.pt/Sociedade/26-mulheres-mortas-desde-o-inicio-do-ano-em-portugal_1411104


-----

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Serviço público ao serviço do consumidor

A Direcção Geral do Consumidor editou e tem disponível no seu portal o




Está disponível em http://www.consumidor.pt/.

++++

Aviso do Brasil

Chegou-me à mão este sintoma do desconforto brasileiro que, por cá, faz sentido com alguns dos nossos "representantes".



A devida vénia ao autor desconhecido.
--

O caixeiro-viajante de Sócrates


.
Aproximam-se as negociações para os salários de 2010 e os pontas-de-lança da praxe avançam com as declarações de interesse. Os patrões já se manifestaram e alguns sindicatos também.

Vem agora Constâncio dar o seu pontapé macro nos bolsos micro: "O governador do Banco de Portugal admitiu hoje que o aumento dos salários para 2010 deverá situar-se na ordem de 1 a 1,5 por cento." http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1411003
 
Enquanto não é trasladado para o Banco Central Europeu, presta um último serviço ao patrão. A factura da sua nomeação, a da sua manutenção e a da recolocação são favores a pagar pelo "socialista" grato. E  na senda dos patrões.

---

Antídoto para a arruaça "desportiva"



Adepto condenado por insultar polícias e árbitro. O arguido, de 26 anos, foi julgado no 1.º juízo criminal de Gaia, e condenado a uma multa de 900 euros que, se não for liquidada ou substituída por trabalho a favor da comunidade, pode resultar em 120 dias de prisão. http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1427839

O futebol tem sido um meio expedito e barato de excreção das toxinas emocionais de muita gente. E tem tem sido campo aberto para malfeitores, vândalos e quejandos exercitarem o que de pior lhes vai nos neurónios.

Com medidas destas obtém-se um efeito sedativo e, quem sabe, se não estimulará o completo civismo aos estádios!

++++

Contra-corrupção em Angola: Uma barrigada de rir

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, fez um ataque feroz à corrupção no seio do Governo do país avisando que detecta “timidez” no MPLA no que toca à fiscalização dos actos governativos, que “irresponsáveis” e “gente de má-fé” estão a aproveitar, avançava a Lusa. http://www.publico.clix.pt/Mundo/angola-presidente-quer-tolerancia-zero-do-mpla-contra-a-corrupcao_1410874

Em Portugal isto tem um nome: Para inglês ver. Ou poeira para os olhos. Ou conversa fiada.

Em Angola é uma cortina de fumo carregada de hipocrisia. Eduardo dos Santos tem uma corte por si enriquecida, entregou parte da riqueza de matérias-primas aos generais que decapitaram a Unita e o mantêm no poder e tem uma filha - Isabel dos Santos - em todos os grandes negócios do país.

Ao dizer que “O melhor é comprometermo-nos a uma espécie de tolerância zero [à corrupção] depois do 6º congresso [do partido, marcado para o próximo mês]”, só pode significar três coisas:

- Que já roubaram, ele e os que o rodeiam, o suficiente para faustosas reformas imperiais num qualquer off-shore ético desse mundo da liberdade dos criminosos ricos;

- Que o tráfico de influências vai ter comissões acrescidas para cobrir os encargos suplementares com a camuflagem mais sofisticada do enriquecimento criminoso.

- Que o povo humilde de Angola, os milhares de sem-pernas, os sem-mandioca, os sem assistência médica, vão assistir impotentes à arrogância exibicionista dos seus corruptos concidadãos novos-ricos.

Nota informativa: 30% das compras nas lojas de luxo de Lisboa são feitas por angolanos.

-----

Ditador, mas ditador católico

Catolicismo que lhe amparou o derrube de governo republicano espanhol de então. Era um Governo legítimo, eleito.





domingo, 22 de novembro de 2009

Terra com menos redução de oxigénio

O desmatamento na Amazónia caiu para metade de janeiro a setembro, com o corte de 2.855 km² da floresta, 54% a menos do que no mesmo período do ano passado, de 6.262 km². “É uma queda expressiva, consistente e continuada, que se deve a muito trabalho”, destacou o ministro do Meio Ambiente http://port.pravda.ru/news/science/09-11-2009/28291-cortediminui-0

Apesar da redução do desbaste, muito maior esforço terá de ser feito. Para não esgotar este pulmão plenatário nem pôr em causa a legitimidade do Brasil em gerir aquela floresta. Os apetites espreitam...

++

Índia muçulmana entrapa mulheres

Não sei se estas mulheres estão tapadas por burcas ou véus. Se forem burcas é uma indignidade, ainda por cima na Índia, a maior democracia do mundo.

Nov. 8, 2009
Muslim brides wait for rituals to begin during a mass marriage ceremony in Ahmedabad, India, where 81 couples were married.
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/gallery/2009/11/09/GA2009110901644.html

-----

Alta moda nas alturas

É moda mesmo bastante alta.
.
E muito cuidada. Gosto particularmente das meias das andas da rapariga-cabide da esquerda.


Models on stilts present "High Fashion" on the famous Jungfernstieg boulevard in Hamburg.
 http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/gallery/2009/11/09/GA2009110901644.html

€€€

PC limpo

Jerónimo de Sousa, afirmou hoje que seria uma “perda” a destruição “irreversível” das escutas feitas no âmbito do processo “Face Oculta” e defendeu a manutenção dessas provas “para processos futuros”. http://www.publico.clix.pt/Sociedade/pcp-quer-manter-escutas-para-processos-futuros_1410876

Nem mais. O PC põe o dedo na ferida: quem não deve não teme.

E a destruição das gravações só alimenta as suspeitas que andam no ar.

++++

sábado, 21 de novembro de 2009

O prémio e a indiferença pelo povo

A Comissão Europeia atribuiu a Portugal o prémio europeu de Governo Electrónico de 2009. O galardão premiou o serviço Licença de Caça via Multibanco considerado o melhor serviço europeu online na categoria «eGovernment enabling administrative efficiency and effectiveness». http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=154727
.
Este prémio é uma boa notícia e é um incenivo a que se continue a pôr a electrónica ao serviço do país.
.
Todavia, numa outra vertente das comunicações electrónicas, as práticas de algumas entidades está muito longe de louvável. Em poucos meses dirigi mensagens de correio electrónico a várias entidades e não obtive resposta ou obtive respostas tolas.

@ - Os supermercados Continete, não me responderam a dois pedidos de informação.

@ - A Procuradoria Geral da República disse que era incompetente para me informar onde aceder à informação sobre os rendimentos do Presidente da República.
.
@ - A ASAE afirmou-se incompetente para me informar que organismo é competente para me informar da legalidade de fazer um desvio não alcatroado numa estrada.
.
.

Ora o nº 2 do artº 26º do Decreto-Lei nº 135/99 determina que o correio electrónico tem a mesma dignidade do que a correspondência em papel. E o artº 12º do mesmo diploma obriga os Serviços Públicos a remeter, "directa e oficiosamente, toda a correspondência que lhes for indevidamente endereçada para as entidades e serviços competentes, informando os interessados."
.
Sendo a lei clara, também é evidente a irresponsabilidade dos organismos públicos, isto é, dos seus chefes, e do vil e agagado viver de várias inspecções e instituições.
+++/----

Olivença une Governo ao PR

Perguntei ao gabinete do Primeiro Ministo, por correio electrónico, se a Banda de Olivença tinha ido à Madeira quando Cavaco Silva lá foi acompanhar a visita do rei espanhol.
.
Fiz a mesma pergunta ao Protocolo de Estado, no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
.
Nem um nem outro se deram ao cuidado de responder.
Mas a banda lá esteve a mostar que não foi filtrada, como tem de fazer-se com o que vem de Espanha.
.
----

Presidente ignora Olivença e Presidência despreza cidadão



Alertado por um artigo de Joaquim Letria, perguntei à Presidência da República, através correio electrónico, se que a Banda de Olivença tinha ido à Madeira quando Cavaco Silva lá foi acompanhar a visita do rei espanhol. A presidência não se dignou responder. Ficou-se por um seco, macarrónico e não assinado Acusamos a recepção da sua mensagem a qual agradecemos.

Apesar de no seu portal ter um chamariz Escreva ao Presidente! Não responder a um português é falta de chá.

A presidência não respondeu, mas aquela banda foi mesmo à Madeira na indecorosa habilidade espanhola de exibição da ocupação ilegítima de Olivença.

Com a complacência do presidente da República de Portugal!!! O mesmo Cavaco que em Chaves, há uns meses, desafiou os portugueses a comportarem-se como os heróis da nossa história.

Os nossos maiores tinham "unhas"!

-----