quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Extinguir o Colégio Militar

 

Os resultados da inspecção extraordinária ao funcionamento do Colégio Militar e do Instituto Militar dos Pupilos do Exército levaram o Governo a pedir medidas urgentes ao Exército, a entidade que tutela aquelas duas instituições de ensino. Diz o Ministério da Defesa que essas medidas são necessárias para salvaguardar, "a todo o momento", o bem-estar e a "integridade física dos jovens alunos confiados à guarda do Estado".
http://www.publico.clix.pt/Educação/inspeccao-ao-colegio-militar-e-pupilos-do-exercito-leva-governo-a-exigir-medidas_1406116

O advogado Garcia Pereira disse há pouco que a direcção do Colégio Militar não colaborou com o Ministério Público no apuramento das malfeitorias a alunos muito pequenos: chapadas, obrigados a estar em sentido na parada, frente à companhia formada.

Se tal direcção não estivesse protegida por cima teria levado um piparote mal se soube dos incidentes. É assim que a tropa funciona. E ao criar obstáculos à investigação, os Magistrados bem podiam ter accionado os procedimentos legais contra quem boicota a justiça.

Se não houvesse cobertura da hierarquia, mesmo agora, ao saber-se das últimas, a direcção ia de guia de marcha em três tempos.

Mas a questão de fundo é outra. Porquê sustentarmos um Colégio Militar?

Onde está o Colégio da Justiça para os filhos dos profissionais deste sector? E o Colégio das Finanças para os filhos de quem aí trabalha?

Corte-se o mal pela raiz. Converta-se o Colégio Militar numa escola secundária com internato para quem mais precisa. Até pode manter comando militar, mandando para lá miudagem precisada de disciplina, de hábitos saudáveis e de levantar cedo.

Para os Pupilos do Exército e para o Instituto de Odivelas a receita é a mesma.

8 comentários:

Anónimo disse...

"Onde está o Colégio da Justiça para os filhos dos profissionais deste sector? E o Colégio das Finanças para os filhos de quem aí trabalha?"
Estes aqui trabalham?!
Por incrivel que pareça, eu tinha uma ideia completamente diferente!
Eu sou ex-aluno do Instituto Militar dos Pupilos do Exército e a minha mãe era operaria fabril!
Isso é que é um trabalho forçado!
Isso é que é trabalho!
Meu caro, a minha ideia relativamente a este assunto, é que as pessoas falam demais e do que não sabem.
Tenho conhecimento de um rapaz que estava no IMPE e aparecia em casa com nodoas negras.
A mãe a primeira coisa que fez foi acusar o meu camarada do 12º ano que era graduado dele.
Afinal veio-se a descobrir que eram os miudos da turma dele que nao gostavam dele.
O grande problema nao reside nas Institutições, nem nas Forças Armadas!
Reside sim nos cidadãos que primem pelos "valores e direitos da pessoas". Por isso é que hoje em dia qualquer folano que seja apanhado a roubar ou a matar ainda é julgado e só muito dificilmente vai preso mais de 2 anos.
Criam-se bairros sociais onde juntam os drogados e ladroes todos e se alimentam gangs. Oferecem-se casas a comunidades ciganas porque nao lhes apetece gastar o dinheiro deles que poucos são os que o ganham honestamente, e nós Portugueses andamos preocupados com os miúdos que levam umas chapadas por se portarem mal!
Eu tambem já fui miudo e tambem levei, quer em casa quer na escola e nunca encontrei tanta violencia como encontrei nas ruas!!
Os miudos que entram numa Instituição daquelas saem de lá homens com capacidades de liderança, responsabilidade, amor à Pátria e respeito pelo próximo que não se encontra em muitos lados onde se vê "gentinha" a cantar o Hino Nacional aos saltos num estádio e onde se vendem bandeiras Nacionais com castelos que parecem cogumelos!!
Este é o nosso país...infelizmente!

macedo disse...

minha nossa senhora q a ignorância n tem limites..

então a sua sugestão é acabar com algumas das melhores escolas do país?! onde, para além da contribuição estatal, os pais até pagam para os seus filhos lá poderem estudar!?

sem dúvida..o melhor q se pode fazer pela educação deste pais é eliminar as boas escolas, eliminando tb possibilidade de escolha aos pais..vamos lá democratizar a ignorância!!!

até apetece dizer um palavrão!

(e q é isso do "colégio da justiça"!?!? por acaso axa q o colégio militar é só para filhos de militares!? n sabe q 70% dos alunos q lá andam, os seus pais nada têm a ver com a instituição militar!?

ve-se q n sabe do q fala..
tb n podia ser de outra maneira, pra dizer as barbaridades q diz!

Formigarras disse...

Duas notas para o Anónimo de 22 de Outubro.

Acrescento agora: Onde está o Colégio para Operárias fabris!?

Saber do que se fala: A educação deve ser para todos os Cidadãos, sem privilégios resultantes das profissões dos pais.

Ao PMA da ignorância: Eu não axo!

Acho que não leu os dois últimos parágrafos do meu texto.

Portugal só perdeu quando teve pensamento único oficial, embora ainda hoje haja quem suspire por tais tempos.

macedo disse...

eu li todos os parágrafos do seu texto..
a ignorância está equitativamente distribuida por todos..

então no fim, nos tais parágrafos q afirma eu n ter lido, é de bradar aos céus!!

eu n o recrimino.(apesar de tal transparecer pelas minhas palavras) voçê é apenas o espelho da democratização da ignorância q tanto defende..como se vê pelo q escreve, n quer ficar sozinho!
os meus pesâmes...

Anónimo disse...

O anonimo de 22 de Outubro diz com um sorriso na cara de gozo que saiu em 2009 e a mãe estava já desempregada e o pai recebia 900 Euros por mês :)
Fui graduado, fui pai, amigo e irmão de muitos dos miudos que hoje la estão.
Desempenhei funções que deveriam ter sido desempenhadas pelos pais.
Fui eu que estive la quando eles estavam com problemas em casa, quando estavam a ter más notas porque a professora estava a dar a matéria a correr!
Sabe lá voçê o que é passados 9 anos sair dali e miudos com 10, 11, 12, 16 anos dizerem que fui um irmão para eles!
Sabe la voçê o que é ter que dar educação a miudos que nao a têm em casa porque os pais nao querem saber!
Os pais que se queixam sao aqueles que nada querem ter a ver com o labor de "educar"!!
Resto de boa noite

Formigarras disse...

Últimas sobre a ignorância de PMA no 'Expresso! de ontem:

"... o principal acusado no processo do CM, disse aos procuradores que investigam o caso que os castigos físicos aplicados aos alunos mais novos eram do conhecimento dos oficiais do estabelecimento".

Factos ou querer ignorá-los!!! Ponto final.

Formigarras disse...

O Anónimo de 24 de Outubro põe o dedo na ferida: os alunos mais pequenos precisam de ser ajudados e não de castigos medievais, aplicados por adolescentes cobardes.

Uma instituição militar não pode tolerar a cobardia de agredir os mais fracos, crianças indefesas.

Anónimo disse...

Meu Caro, não devemos nunca falar do que não sabemos. Sabemos que houve castigos, mas não tem curiosidade em saber o que os alunos fizeram. Pode ser que sejam merecidas. Abusos devem ser punidos! Todos de acordo! Em todas as escolas, em todo o País! O Garcia Pereira só tira credibilidade à queixa esse só quer protagonismo.