terça-feira, 6 de agosto de 2019

Marca Alentejo - Vinho tem de ir beber ao Melão




Alentejo é uma Marca forte. Muito forte. À força de grandes produtos e das grandes dimensões. Apesar de não ser suficientemente valorizada.

Ali em cima temos um excelente produto. Com forte Marca Alentejo.

Mas outro produto do Alentejo, um dos mais conhecidos e apreciados – o vinho – é também depreciado pela fraca Marca.

Os vinhos do Alentejo, muitos deles, camuflam a Marca Alentejo. Diluem-na como que aguando o rótulo. Vejamos apenas dois exemplos.



O Herdade de S. Miguel é um excelente vinho, tal como o preço quando comprado na hora certa. Dizem-no Vinho Regional Alentejano...



E o mesmo é feito ao bom Sossego, igualmente tratado por Vinho Regional Alentejano.

Para o comum dos portugueses, não é a diferença entre vinho do Alentejo ou Vinho Regional Alentejano que os inibe de os beberem* e apreciarem.

Porém, para estrangeiros outro galo canta. Com duas letrinhas apenas se escamoteia o que deve ser a grande referência, o Alentejo e a força da Marca Alentejo 

Queiramos apostar na exportação e a Marca Alentejo terá de ser porta-estandarte não só dos vinhos mas de todos os produtos desta região.

Vinho Regional Alentejano, é uma débil identificação de origem. E não se questiona a necessidade organolética e comercial de classificar os vinhos, diferenciando-os.

Seja qual for a classificação, DOC, DOP, VQPRD, etc., etc., etc. todos os produtores, vinhateiros e adegueiros, beneficiarão da promoção dos vinhos do Alentejo sob a Marca Alentejo.

Cá dentro e lá fora.

_________________________________

* Apenas cozinheiros, alambiqueiros e poucos mais consomem vinho. O Zé Povinho bebe-o.

Sem comentários: