sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Angola – Um homem a ter em conta


 
Sobre a pretensa rotura estratégica de Eduardo dos Santos com Portugal, Rafael Marques, jornalista angolano, considera-a "apenas uma ameaça", um "desviar as atenções sobre os problemas da corrupção do seu Governo".

O regime angolano "nunca esteve tão dependente de Portugal como hoje. Os principais gestores das fortunas angolanas, incluindo a de Isabel dos Santos, são portugueses. Os grandes contratos nacionais com o exterior passam por escritórios de advogados em Portugal, assim como as ligações financeiras de Angola com o exterior passam por Portugal."
http://www.publico.pt/portugal/jornal/portugal-acredita-em-cimeira-com-angola-a-medio-prazo-27249091

Sabe do que fala, será dos mais documentados angolanos sobre corrupção e ladrões que se apoderaram do Estado.

Muito atento e corajoso analista daquela cleptocracia, é perseguido pelo regime e já tem pago a sua verticalidade cidadã com prisão e maus tratos.

O que não o inibe.
É dos poucos que resiste ao abraço sedutor dos milhões de políticos e generais e fala e escreve sem rodriguinhos branqueadores.
A grande contradição da corte do Santos é o incomensurável roubo dos recursos nacionais e a sua ambição do bom nome, de se fazerem passar por gente limpa, de fato e gravata, tailleurs e saltos altos e sonsos sorrisos de estadistas.
Por isso, ergueram uma fingida democracia com brechas para inglês ver e é por elas que uma geração de jovens belisca o regime.
Muito o beliscam na net, um pouco nos jornais e zero na televisão, controlada com mão de ferro, mas projetando subserviência com um amadorismo parolo.
Já as ruas são palco episódico de incipientes protestos, logo travados sob pretextos gratuitos que ignoram grosseiramente a constituição e as leis do próprio regime. Encurralado nas suas próprias malhas, já tem convocado atléticos contra manifestantes armados de barras de ferro e similares. E já vieram a público denúncias de que estes arruaceiros são polícias à paisana.

Notícias, comentários, manifestações e reportagens sobre estas apenas beliscam o regime, não lhes provocando mais que arranhadelas. Por ora, a desproporção de forças é abissal, a tal ponto que há vários ativistas presos, alguns em parte incerta, amesquinhando juízes íntegros.
Tudo isto, este homem regista, desmonta e divulga por esse mundo fora.
Publica informação credível, é um bom comunicador televisivo, ponderado, seguro.

Um dia aquelas brechas darão em rombos e estes desmoronarão a teia de conivências cleptocráticas, que um dia vai abaixo.
Até lá, a onda jovem que vai corroendo o regime e enervando Eduardo dos Santos conta com este homem na linha da frente.
Depois, quando Angola se libertar do nepotismo, um nome atrairá atenções: Rafael Marques.

+++++

Sem comentários: