sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Estimule a produção nacional e o consumo interno

 
Faça Você mesmo!


 
Nesta época, os supermercados metem-nos debaixo do nariz nova arrumação de prateleiras, aliciando-nos com prendas e chocolates, vinhos e uíques, embrulhos e fitinhas.
 
Porém, a maioria são artigos importados, incluindo muitos com o código de barras 560 (Made in Portugal), a que a ASAE fecha os olhos.
 
Entretanto, muitos agentes económicos têm-se empoleirado nas televisões, nos últimos tempos, a bradar contra o flagelo do IVA a 23% que vai estrangular o consumo interno.
 
E temos ouvido e lido regularmente algo sobre medidas de incentivo à criação de emprego, idem para o emprego jovem e ainda mais idem para os jovens licenciados. Até parecem querer dizer:  Agora é que vai...
 
Porém, fascinados pelo chocolate belga e suiço, pelo maltes escoceses e champanhes franceses, muito do dinheiro que gastamos em prendas e guloseimas de natal vai direitinho lá para fora. E assim os portugueses participam na sustentação do setor manufatureiro desses países e correspondente emprego.
 
Então toda esta conversa é para, com um nacionalismo ferrenho, fecharmos as portas a produtos estrangeiros!?

Não, não precisamos de chegar a esse extremo, mas não nos fica nada mal comprarmos o que de bom cá se produz, reduzindo substancialmente a despesa em bens que não geram emprego em Portugal.

Por isso mesmo, este ano, em função da redução de rendimento provocada pelo trio Sócrates, Cavaco e Passos, fiz cortes substanciais nas ofertas natalícias.
 
Decidi, porém, adquirir produtos portugueses, contribuindo assim, com essa minha pequena gota de água, para estimular a economia nacional, protegendo o emprego de concidadãos. Comprovam-no os chocolates ali de cima.
 

Sem comentários: