sábado, 29 de junho de 2013

Partidos e sindicatos para lá do biombo


Esta ambição, grafitada na igreja católica dos Anjos, em Lisboa, foi registada há umas horas.
 

Além de exibir um crime de vandalismo, mostra igualmente como uma parte da sociedade encara os partidos e os sindicatos.

A grande maioria dos portugueses está grata ao 25 de Abril, defende a democracia e os seus pilares, partidos e sindicatos.

Isto como pano de fundo, que para lá do biombo outro galo canta.

Os partidos, todos eles, do BE ao PS e do CDS ao PC, sem esquecer o PSD têm uma cartilha oculta de que resulta um cada vez maior afastamento dos cidadãos comuns.

Os ex-deputados papa-reformas [mascaradas com nome sonante];
– As leis fabricadas por gabinetes de advogados para servir interesses encapotados;
– A inconsequência parlamentar face aos PEC do Sócrates e à Tróica do Passos;
– A verborreia contínua que grassa em S. Bento;
– As infiltrações nos sindicatos.

são apenas alguns dos exemplos do que os Cidadãos deploram na política. Hoje, aqui e agora, não se fala no papa-reformas-mor nem no seu economês SLN.

E a anedota mais recente mostra bem como os partidos se desvincularam do dever de representar autenticamente os portugueses. Porque não esclareceu a Assembleia da República se o limite de mandatos autárquicos impede ou não recandidaturas a outros municípios!?

Numa penada, uma lei com um articulado escorreito, sem rodriguinhos nem pantominas jurisdicionais, teria travado um folhetim que se arrasta há largos meses e que tanto desprestigia autarcas como deputados. Mas não, meteu a viola no saco, assobiou para o ar, comportou-se como inimputável.

Por outras palavras, criou um enleio que só à boca das urnas será resolvido. Se...

Alimentou as tricas partidárias e os rios de tinta dos jornais e dos processos e o desprezo dos portugueses pelos políticos.

Por isso, aquela mensagem é um eco tão expressivo da mais atual sociologia mural portuguesa. Apesar da suposta 'assinatura'.

Pintado numa igreja, seria um auspicioso milagre se acordasse a classe política para as suas responsabilidades. E há quem ore a pedir um deus todo poderoso...

!!!!!

Sem comentários: