quinta-feira, 21 de maio de 2009

Mereço uma medalha no 10 de Junho

Foi uma trabalheira pagar um imposto Fui pagar um imposto e tive tantas dificuldades em ser bom cidadão que só uma medalha patriótica me compensava daquele esforço! Seis horas depois da primeira tentativa lá consegui pagar. Seis horas, sim! Primeiro, não podiam receber o total. Tinha de pagar a primeira prestação e esperar os avisos das duas seguintes. Depois, já podia pagar, mas sem o desconto que, entretanto, tive conhecimento que era de mais de 400 Euros. Oitenta e tal contos, veja bem!, disse eu enfaticamente ao simpático Funcionário que me aturou a insistência. Finalmente, quase às 16H00, depois de esclarecimentos telefónicos do Serviço de Finanças com a Direcção-Geral, paguei o que tinha a pagar. Mas a saga não foi coroada de pleno êxito. A guia menciona um valor em dívida e o selinho comprovativo do pagamento diz que paguei um pouco mais do que 1/3 daquele montante. Os Funcionários foram inexcedíveis, não podiam fazer mais do que fizeram. Mas a aplicação informática é mesmo coxa e trôpega, nada amigável, insensível à escorreita apresentação dos dados. Eu sei que é preciso penar mais do que o meu penar de seis horas pelas Finanças Nacionais para subir ao palanque do 10 de Junho, dia de Portugal. Eu sei disso, e também sei que muitos outros concidadãos passam pelas fezes que eu tive e não há medalhas para todos. E não havendo medalhas, que tal uma medalhinha, uma piquinina!? Mesmo que minúscula já me compensaria da minha esforçada dedicação à redução do déficite orçamental. ----

Sem comentários: