quarta-feira, 23 de maio de 2012

Exame vacina


A deputada do BE, D. Ana Dragu, fex um veimente protexto purque o Sr. Crato quer mandar fazer enxames ós meninus do quarto ano.

A rapariga até disse cu senhor tava a desenterrar os enxames da carta classe. Tamém falô no Salazar, coisi tal…
Veja lá vocemecê que sontre dia uma prufessora do secundário que falava muito bem se lamuriava dos maganos lá xigarem sem saberem fazer contas. É só máquinas e mais máquinas; sem elas os coitadinhos ficam de mãus atadas.

Tamém disse cas colegas le cortam na cazaca quando inciste nos trabalhos de caza e les diz que se nã lerem acabam pur nã saber nada do Camõis nem escrever dez palavras sem erros.
E na televisão, volta não volta, aparecem outros senhores ainda mais bem falantes a desancarem no fraco saber dos quentram nas universidades. É o que dizem, que entram cem bases.
Sentram ó não, nã sei, mas lá que saiem uns finórios, lá isso saiem, é cetôr práqui e prá li, cheios de renhónhó, emproados que nem pavõis.
Bom, cá no mê fracu saber, ê que tamém nã fiz o exami da carta, nã sei que raio fica a juventudi a saber além da dóturice…

Saltam da carta às escuras, nã querem istudar nem enxzames, entram mancos na faculdade e saem de lá inxados… Talvez a sonharem com o milagre de subir na vida ó lado da D. Ana do Bloque.

Olha nã sei...
Se calhar a minha Maria é que tem razão, os enzames sã cumás vacinas: evitam sertas maleitas. Neste casu derrotam o facilitismo, essa "pedagogia" da treta que dá em trambolhão garantido.

-----

_________________________________


Manuel A. Madeira
23 de Maio de 2012

Sem comentários: