quarta-feira, 30 de junho de 2010

Vizinhos, apenas vizinhos, nada mais que vizinhos

.

El Constitucional amputa parte del Estatut [da Catalunha]. La sentencia anula 14 artículos, interpreta 27 preceptos y declara sin "eficacia jurídica" el término nación que figura en el preámbulo http://www.publico.es/espana/324515/constitucional/amputa/partedel/estatut

Os catalães ficaram em polvorosa e as vozes independentistas tomam o freio nos dentes.

Porém...

Se um dia as comunidades espanholas ferirem o equilíbrio actual com roturas, o exército ataca-as. E uma Espanha a ferro e fogo pode chamuscar Portugal.

Lembro que o Franco, quando cadete da Academia Militar de Saragoça, elaborou uma tese: Conquistar Portugal em 28 dias. E foi este mesmo ditador cujo Estado-Maior, na guerra civil de 1936-39, concebeu um plano para invadir Portugal.

A história é longa e mostra que estas manifestações imperialistas não são episódicas. Há, pois, que estar vigilante, nunca baixando a guarda, mesmo quando os espanhóis desmentem a gula por este pedaço à beira mar plantado.

Não se devem dar trunfos aos iberistas nem engalanar em arco com impulsos secessionistas catalães.

Fragmentar Espanha é um perigo para Portugal, pelo que nos ficamos pelas parcerias, projectos transfronteiriços e boas amizades.

!!!!!

Sem comentários: