terça-feira, 5 de outubro de 2010

Um século de República


Temos problemas? Pois temos, mas, mesmo assim, a República é uma democracia integral. Não um arremedo, em que uma súcia de peralvilhos pavoneia a sua ociosidade com chapéus farfalhudos e medalhas de fancaria, sugados do esforço alheio.

Elegemos e somos elegíveis e os certificados de estratificação sanguínea foram abolidos na Constituição de 1911.

E não temos adiantamentos à casa real. Estes adiantamentos eram pedidos pelo penúltimo rei, apesar da penúria de então, para alimentar as suas vaidades. Agora, os saudosistas chamam-lhes amor à cultura, às artes e à ciência.

Porém...

Cavaco teve lucros mal explicados com as ações sugeridas pelo amigo Dias Loureiro!? Sim, mas não canta de galo, que todos os dias alguém lho lembra.

Não acreditamos no PM, pois não, mas um dia vai embora, por mais ampla que seja a sua corte protetora. Temos de o empurrar mais.

E estamos mal de dinheiros. Pois é, mas também porque não assumimos a cidadania, impedindo devaneios dos políticos. E caímos no consumismo – as famílias e o Estado – um regabofe que vamos pagar com desilusões e apertos.

E a “justiça” e o desemprego e os cursos balofos e a droga e o luxo e a pobreza e os políticos aldrabões e sindicalistas eternos vivendo à tripa forra e a corrupção e o português mal dito e escrito e a frustração dos professores e o frustrante ensino e a frágil aprendizagem e os bancos feitos com os governos e o consumidor desarmado e a burrice arrogante da secretária do Governo Civil de Lisboa e a arbitragem do futebol e os chico-espertos e os maus gestores e os madraços e a "cultura" subsídio-dependente e as listas de espera cirúrgicas e o chegar atrasado e o escarrar no chão e e e e e ...

Contudo

Somos livres e Portugal é o 25º no índice da democracia;

Temos bons instrumentos de afirmação da cidadania (que pouco usamos, lamentavelmente);

Somos o 22º país quanto a corrupção, segundo a Transparência Internacional (21º se descontarmos a maior lavadora mundial de dinheiro sujo, a Suiça);

Estamos no 34º lugar do Índice de Desenvolvimento Humano;

Temos a posição 32 ou 27 quando ao PIB per capita, conforme o FMI ou o Banco Mundial;

A nossa esperança de vida é de 78,1 anos e a mortalicade infantil é de 3,3/1000, a 26ª do mundo.


Por tudo isto


Viva a República

+++++++

Sem comentários: