segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Outback – Dia 1

2 de Agosto


Outback é o enorme interior australiano, semi desértico, para lá do sol-posto, salpicado de little towns que nem aldeolas são e distam centenas de quilómetros umas das outras.

Pouco mais são que bomba de combustíveis, bar e micromercado, além das casas de quem lá vive. Com muita chapa de zinco ondulada.

Fora destes pontos de apoio na Stuart highway não se vê vivalma, descontadas as pessoas dos carros com que nos cruzamos e dos locais turísticos visitados. E são raros os sinais de atividade humana, numa paisagem de arvoredo cada vez mais ralo à medida que se desce a caminho do Sul.



As vedações a sugerir pastoreio só se encontram muitas centenas de quilómetros a Sul de Darwin. E gado, esse, só mais umas centenas de quilómetros depois. Instalações e alfaias agrícolas viram-se na Juno Horse Farm, em Tennant Creek, junto à qual pernoitámos.


O dia começou com a visita a colónia de térmitas, onde um passadiço metálico encaminha os turistas para um conjunto de ninhos da altura de um humano adulto. O chamariz principal dos turistas é um ninho com meia dúzia de metros.




Ao longo de várias quilómetros continuámos a vê-las e de tamanhos variáveis, com muitas da dimensão da da imagem.



Sem comentários: