quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Nacionalizações à vista


A devida vénia ao desconhecido autor da expressiva imagem
 
 
Soares da Costa Construção passa a ser controlada por angolanos
http://expresso.sapo.pt/soares-da-costa-construcao-passa-a-ser-controlada-por-angolanos=f825862

Não serão já amanhã. Nem daqui a dois anos, talvez.

Mas talvez um dia Portugal nacionalize as empresas adquiridas com dinheiro roubado.

O investimento estrangeiro é disputado por muitos países, mesmo os que têm economias sólidas, é verdade, e Portugal não foge à regra. Mas é estranho este apatite de Angola pelas nossas empresas de comunicação social.

Diz-nos aquela notícia que o mesmo investidor angolano na Soares da Costa está de olho na Controlinveste, que detém os jornais 'Diário de Notícias', 'Jornal de Notícias' e a rádio TSF.

Isabel dos Santos, a milionária filha do "presidente" da "República" de Angola de que não se conhecem legítimas fontes de rendimento, está na mesma linha estratégica. Compra empresas portuguesas e compra-as no setor média.

Percebe-se que Angola queira ter empresas dinâmicas para modernizar a sua economia e isto é igualmente verdadeiro no campo jornalístico, do entretenimento e da comunicação de massas. E percebe-se ainda melhor que as empresas portuguesas de informação que fiquem sob a batuta da clepto ditadura angolana perderão liberdade de informar com verdade.

Hoje uma, amanhã outra, grão a grão, a liberdade portuguesa será condicionada e os factos distorcidos à medida dos interesses da corte de Eduardo dos Santos. Com destaque para o branqueamento da sua imagem, do da sua família e do dos sócios no negócio de espoliar o povo angolano.

Essa lavagem é lamentável em Angola e pouco podemos fazer para a impedir. Mas em Portugal não é tolerável que a liberdade seja letra morta nos jornais e nas televisões.


Por isso, talvez um dia – um dia com um governo sem trapaças nem trapaceiros, um governo de patriotas que preze a liberdade – as empresas assentes em fundos obscuros sejam nacionalizadas.

!!!!
 

Sem comentários: