terça-feira, 17 de junho de 2014

Arte, riscos e borrões de Miró



Sim, Miró foi um artista genial. Não há controvérsia sobre isso. Ponto. Deixou uma vasta obra, com peças muito marcantes, por vezes de uma originalidade peculiar.


 
 
Mas nem tudo o que fez foi arte.

Produziu belas obras, coisas assim assim e também riscou papel, pintalgou telas e desperdiçou tintas. O surrealismo é um campo muito aberto, tolera bem o ensaio e o devaneio, a chispa criativa, mas há limites. E se uma pinga a mais inspira artistas, também lhes destrambelha as fronteiras...

 
 
 



Imagino que num bem regado fim de concurs de castells, numa esconsa tasquita de Valls, alguém lhe tenha pedido um recuerdo e ele, cambaleante, tenha posto uns borrões na toalha de papel. Imagino.


E imagino igualmente que o feliz contemplado tenha transmitido isso como herança. E é fácil imaginar que o atual depositário o traga nas palminhas! Afinal, tem marca Miró.

Mas daí a considerar toda a produção de Miró como arte vai um passo surreal. Um seu chapéu, a caneta que usou naquela bodega ou o sapato perdido num encierro de certa Sanfermines são tão icónicos como muitos dos seus trabalhos.

Mas esses não são objetos artísticos, tal como não o são alguns dos riscos, pintas e borrões Miró. Vários dos quadros de cima falam por si. A não ser que o rei vá nu...

A verdade é que ombreiam com milhares de coisas de milhões de crianças que, em todo o mundo, são iniciadas na diferenciação de nomes e cores e no manejo de tintas, pastas e pincéis. Quem não tem um par de exemplares desses gatafunhos infantis numa qualquer gaveta!?


E tu, se fosse teu aquele lá de cima, o primeiro, deitava-lo fora!? Eu não caía nessa.

Apesar de não ser arte, o carimbo Miró fez desse seu delirante riscado uma peça de museu. Que vale ouro, tal é o valor de certas miragens. Miragens fabricadas por ideólogos que riscam o gosto alheio, fazendo crer que é de mau-gosto não gostar de tudo o que um génio constrói.
 
 

Sem comentários: