terça-feira, 3 de junho de 2014

República de Espanha

 
 

...ha llegado "la hora de la democracia"
http://www.publico.es/politica/524845/iu-llama-a-toda-la-izquierda-a-movilizarse-para-forzar-un-referendum

Quem o diz é o antigo setor republicano espanhol. E com toda a razão.

Obviamente, com o político de maior relevo institucional também eleito. Espanha merece uma democracia integral.

E daqui, desta singela peanha, daqui se envia um apelo fraterno à completa democratização de Espanha.

E se a maioria dos espanhóis apoiar, em referendo, a instauração da República?

Ótimo, os povos espanhóis, com a experiência de 40 anos de liberdade, alterarão uns quantos artigos da constituição e tudo rolará sobre carris.

Oleados, pois o parlamento, o governo e os tribunais em nada serão alterados. As forças armadas idem e a macroeconomia seguirá a tranquilidade da microeconomia.

Ah, mudarão alguns carimbos, o cabeçalho de certos documentos e os museus serão enriquecidos com baús e baús de luxuosas fatiotas lustrosas, sapatos italianos e chapéus tão hortofrutícolas como espaventosos.

E quanta poupança, pois os carris monárquicos são sempre um estorvo. Pela ilegitimidade e pelo despesismo de umas quantas fúteis famílias aboletadas em palácios que custam uma fortuna. Já para não invocar as caçadas no Botsuana...

 
E o senhor Juan Carlos, a D. Sofia, o seu filho Filipe e a nora Letizia, que destino terão?

Os dois primeiros, vão viver reformas tranquilas, pois terão amealhado um bom pé-de-meia. Se não tiveram esse cuidado, há sempre a segurança social, que lhes proporcionará uma pensão proporcional aos respetivos descontos mensais.

Quanto ao casal que agora esfrega as mãos para um novo patamar de ociosidade, como estão em idade ativa, trabalham. Se o referendo aprovar a República, darão um sinal de patriotismo aos concidadãos, mostrando que são espanhóis exemplares.

A senhora é jornalista, não é? Então volta às redações, não há razão para qualquer preocupação.

E o Filipe, com tantos cursos, agora divulgados como qualificação para o degrau de cima, terá muitas portas abertas. Fala bem inglês, pelo que dá um excelente diretor geral do organismo espanhol de promoção das exportações. Ou agente de uma associação empresarial da Rioja. Ou RP de operadores turísticos das Canárias.

Venha de lá esse referendo.
 
+++++
 

 

Sem comentários: