quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sinais de estratégia com pêlo na venta


[Ministra da Cultura]

Gabriela Canavilhas, Ministra da Cultura, está a substituir directores de museus com base no perfil, para “romper com modelos obsoletos de gestão patrimonial”, promtendo “abertura a novas formas de contratualização e co-responsabilização”. A elaboração de um “plano estratégico para os museus e palácios nacionais” é outra das apostas. [adaptado de http://www.publico.clix.pt/Cultura/novo-modelo-de-gestao-de-museus-sera-testado-no-de-arte-popular_1416573]

A chamada cultura artística é campo semeado de operadores e agentes culturais com ademanes anacrónicos, bamboleando-se sobranceiramente, que consideram os subsídios obrigatórios e os custos uma "maçada" imposta por burocratas.

Perante esta sarna nacional chamada pedinchice, os primeiros sinais de Canavilhas mostram visão estratégica e coragem contra a corrente, mesmo que balofa.

São bons sinais. Esperamos pelos resultados, pois vai ter água pela barba se não tiver pêlo na venta.

++++

1 comentário:

Anónimo disse...

Pêlo na venta, não sei, mas tem demonstrado ter boas ideias e ter coragem para tomar decisões dificeis mas necessárias. Parece que finalmente temos uma ministra na cultura.