terça-feira, 13 de abril de 2010

Guiné-Bissau: Extinguir a tropa

O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanha, afirmou hoje que vai haver uma profunda reestruturação do Estado-Maior das Forças Armadas "para breve" e condenou os acontecimentos do passado dia 1. http://noticias.pt.msn.com/Politica/article.aspx?cp-documentid=152977418

No mesmo discurso o presidente guineense fez ainda duas afirmação antagónicas que não o dignificam e desacreditam a anunciada reestruturação.

Disse que o Estado está a "funcionar na plenitude" e o seu contrário: “só estão presas duas pessoas”.

Percebe-se que, não estando ele próprio preso, terá algum espaço de manobra, mas com dois presos pelos militares insubordinados, à revelia da Lei, como pode dizer que o Estado funciona!?

Porquê tamanha contradição?

Será manobra retórica para iludir os revoltosos!? Verdade que os chefões da tropa amotinada podem ser analfabetos, mas não serão completamente estúpidos. Será um biombo de fumo para camuflar a chegada de tropas enviadas por Angola?

Com uma longa história de crimes militares impunes, começada ainda antes da independência, não terá chegado a altura de a Guiné-Bissau eliminar de vez o foco da intermitente instabilidade?

Que melhor reestruturação do que acabar com a tropa?

Para que precisa de tropa? Se não tem inimigos nem dinheiro para sustentar militares... Uma polícia disciplinada e pouco armada não lhe chega?

-----

Sem comentários: