sábado, 3 de setembro de 2011

Angola viva

Dionísio Casimiro "Carbono
(Foto Voz da América)

Várias pessoas ficaram feridas, outras detidas e alguns jornalistas agredidos em consequência da manifestação que hoje um grupo de jovens angolanos está a realizar em Luanda para exigir a destituição do Presidente do país. http://www.lusa.pt/default.aspx?page=home&lang=br

Notícias de Luanda dão conta que a intervenção mais agressiva foi de homens à civil, eles mesmos protegidos pela polícia.

O regime teme os ventos democráticos contra as ditaduras árabes e tudo faz para abafar a contestação. Como o mostra a TPA, Televisão Pública de Angola, que nos últimos dias tem feito o mais primário endeusamento de Eduardo dos Santos.

A generalidade dos angolanos, martirizada por dezenas de anos de guerra civil, o que mais ambiciona é paz. Prova disso foi o respeito dos promotores da manifestação pelas normas legais, tendo obtido autorização para o protesto.

Porém, foi um falso gesto governamental, que recorreu a meios ilegais e ilegítimos para travar a livre expressão do descontentamento do povo.

O futuro é imprevisível, mas a coragem dos jovens que anseiam pela democracia e por ela se organizam, é um sinal de esperança. Ténue, mas esperança de que Angola está viva.

+++++

Sem comentários: