terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tolerância Zero à mutilação genital feminina


Dia Internacional de Tolerância Zero à mutilação genital feminina.

Hoje.


E é tanto mais importante porque a nossa
Direção-Geral da Saúde cria linhas de conduta sobre mutilação genital feminina para orientação dos profissionais de saúde. A prevenção é o objetivo principal, muito embora não se saiba bem o que se passa em Portugal. http://aeiou.expresso.pt/mutilacao-genital-feminina-como-reconhece-la=f703117#ixzz1lgehB1GG
Portuguesas ou guineenses, as miúdas têm agora um pouco mais de esperança na sua integridade sexual.
Na Guiné-Bissau o crime é praticado às escâncaras, embora com a complacência do que resta de um Estado civilizado. Em Portugal as criminosas e suas cúmplices, familiares ou não, praticam as mutilações mais discretamente, mas com o mesmo desrespeito pela vida e saúde das crianças.
O risco de vida e de mazelas permanentes também existe por cá e esta iniciativa certamente ajudará a sanar problemas de saúde e levar à cadeia quem tão selvaticamente despreza a saúde de muitas catraias.
Nem todas as tradições são boas e esta, além de abjeta, assenta numa ignorância ancestral a que o Estado Português faz agora frente com mais firmeza.

Por isso, a Direção Geral de Saúde está de parabéns por contribuir para que meninas portuguesas e estrangeiras sejam poupadas a este flagelo da ignorância cruel.
+++++

Sem comentários: