quarta-feira, 21 de março de 2012

Aldeões enxertam Vila



A Assembleia Legislativa dos Açores vai aprovar esta semana a elevação da vila da Lagoa, na ilha de S. Miguel, à categoria de cidade, na sequência de uma iniciativa do PS que conta com o apoio do PSD. http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2372547&seccao=A%E7ores

Lagoa tem 9.000 habitantes segundo a Wikipédia; é portanto uma mediana vila à escala nacional.
Ora os deputados aldeões da Assembleia da República e os aldeões das Assembleias Legislativas regionais que dão nome de cidade a vilas são isso mesmo, aldeões. Centrados no caça-votos não se dão conta da diferença entre coisas tão diferentes como vilas e cidades.
Mas, valha a verdade, nem por isso, as vilórias alcandoradas a cidades deixam de ser vilórias. Apesar do postiço penacho.
De facto, só uma urbe populosa, de muito mais que nove mil habitantes, com sólido PIB de serviços e indústrias e uma vida cultural e desportiva expressiva é verdadeiramente cidade. Ou não!?

Certo, certo é que a açoriana Lagoa, continuará uma bonita vila, cujas belezas continuarão a merecer a nossa a visita. Apesar da etiqueta que políticos provincianos lhe vão enxertar.
---

Sem comentários: