segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Reino Unido mais rico com República



'The Independent' ha ganado una batalla legal de tres años y tendrá acceso a las cuentas de la reina Isabel II.

'The Independent' accede a unos documentos que reflejarán el gasto real de Palacio. Algunos diputados criticaron recientemente el aumento en el gasto de la Corona. En 2009, la Casa Real gasto 42,5 millones de euros, 2 millones más que el año anterior. El príncipe Carlos, sólo en 2008, gastó 3 millones y medio de euros. http://www.publico.es/internacional/279832/isabelii/cuentas/reinounido/buckingham

República Unida soa bem. Em inglês também e a sigla UR é fácil de reter. Nem tinham de mudar muito nos carimbos e nos portais da net.

Não antevejo a opção republicana para aquelas bandas, pois os populares de lá gostam muito de grandes desfiles com carruagens do século 18, de cavalos engalanados e do andar cadenciado dos mordomos palacianos. Nem se importam de serem súbditos em vez de Cidadãos.

A verdade é que os britânicos, se escolhessem uma República, poupariam os muitos e muitos milhões daquelas contas mal contadas. Mesmo que atribuíssem uma confortável pensão de reforma à D. Isabel II e ao seu esposo. Só o aumento do PIB que não seria pôr uma caterva de inúteis a trabalhar...

Porém, nem tudo seriam rosas. Os turistas perderiam o espectáculo do render da guarda no palácio de Buckingham com os vistosos capacetes vermelhos dos militares. E o mundo deixaria de se deliciar com os leguminosos chapéus da rainha e dos das suas filhas, netas, sobrinhas, marquesas, ladies, arquiduquesas, marquesas e outras tão fúteis criaturas como elas.

Talvez um dia, se o povo se cansar de divertimento tão caro...
 
++++

Sem comentários: