segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Um Mulher excepcional



Drª Rita Levi-Montalcini

A italiana Rita Levi-Montalcini, que completou 100 anos no dia 22 de Abril de 2009, recebeu o Prémio Nobel de Medicina quando tinha 77. Nasceu em Turim, Itália, em 1909, e obteve o diploma de Medicina na especialidade de Neurocirurgia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Rita_Levi-Montalcini

Presidente Honorária da Associação Italiana de Esclerose Múltipla, deu no dia 22/12/2005 uma entrevista de que registo três temas que mostram a sua elevada craveira.

- Como está seu cérebro?
- Igual quando tinha 20 anos! Não noto diferença em ilusões nem em capacidade. Amanhã voo para um congresso médico.

- Mas terá algum limite genético?
- Não. Meu cérebro vai ter um século... mas não conhece a senilidade... O corpo se enruga, não posso evitar, mas não o cérebro!

- Como você faz isso?
- Possuímos grande plasticidade neural: ainda quando morrem neurónios, os que restam se reorganizam para manter as mesmas funções, mas para isso é conveniente estimulá-los!

- E o que você faz?
- Trabalho para dar uma bolsa de estudos para as meninas africanas para que estudem e prosperem ... elas e seus países. E continuo investigando, continuo pensando.

- E, hoje, ajudando as meninas da África para que estudem, lutamos contra a enfermidade, a opressão da mulher nos países islâmicos por exemplo, além de outras coisas...

- A religião trava o desenvolvimento cognitivo?
- A religião marginaliza muitas vezes a mulher perante o homem, afastando-a do desenvolvimento cognitivo, mas algumas religiões estão tentando corrigir essa posição.


Vale a pena ler a entrevista em  http://www.slideshare.net/viveremalegria/dra-rita-levi-montalcini-presentation

+++++

Sem comentários: