domingo, 16 de maio de 2010

Atados guineenses

O jornalista e proprietário do Diário de Bissau, João de Barros, disse hoje à Lusa que foi agredido e ameaçado de morte por duas pessoas por publicação de um artigo sobre narcotráfico. http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=26734&catogory=Guiné Bissau

Entretanto, continuam presos pelos militares vários outros militares, à revelia da constituição e da lei.

Porém, o presidente da República e o PM continuam a sua vidinha como se nada fosse. Bateram à porta de Angola de urgência e não se conhecem resultados, além de palavras, palavras.

O amotinado-chefe Indjai foi legitimar-se com o Kadafi e impediu o contacto de uma delegação da CEDEAO com o anterior chefe militar guineense.

Ser figura de proa de qualquer país exige coragem. Não a chamada coragem política, que isso é contabilidade eleitoral de ganhos e perdas. Coragem é ter "unhas", ser capaz de enfrentar gente ruim, mesmo que armada, tomar decisões difíceis e dar o primeiro passo, correndo riscos pessoais. Sanhá e Júnior não o têm feito, para além da retórica.

A propósito deste banho-maria doentio, lembro um outro militar, um almirante português que, no nosso PREC, quando se sentiu manietado, pôs o seu governo em greve. Era Primeiro-Ministro e chamava-se Pinheiro de Azevedo. Não se encolheu.

-----

Sem comentários: