quarta-feira, 15 de junho de 2011

A fábula da franga


A Renault está em campanha e diz que um dos seus produtos "solta a franga". Esclarece que esta expressão caracteriza quem se desinibe. Acrescenta que tem um motor de 265 cv, um binário de 360 Nm e mais isto e mais aquilo.

Entretanto, a Agência para a Energia *, tem no ar um anúncio a dizer para passar rapidamente da primeira à segunda velocidade, obtendo uma poupança de alto lá com ela.

Nem todos os mililitros de combustível poupados, em todo o país, com esta notabilíssima condução económica chegarão para meia dúzia de quilómetros a 254 Km/h daquela máquina de iludir poupanças.

Muita parra e pouca uva nos mostram estas duas antagónicas campanhas. Apenas demonstram a ausência de política de racionalização energética automóvel em Portugal e na União Europeia. Se a tivéssemos nem existiria ADENE nem se fabricariam carros como o publicitado, com perversos consumos de combustível.

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* Desconhecida até há pouco, a ADENE apresentou-se aos portugueses com uma campanha de poupança de energia em grande. A melhor poupança seria extinguir a dita agência.
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Urgentemente, pois a Direção Geral de Energia e Geologia há-de ter lá alguém para fazer campanhas publicitárias verdadeiramente úteis e um cantinho para lhe guardar os tarecos.

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