Na minha 3ª classe havia um livro com os reis Filipe, cujos olhos todos nós furávamos com arrebatamento.
Não sei o que se diz nesta imagem das manifestações egípcias, mas presumo que terá um significado algo semelhante à desfiguração dos ocupantes espanhóis por miúdos da primária. Ou seja, ódio, raiva, revolta. Com uma diferença: os egípcios vivem a opressão do regime de Mubarak, enquanto eu e os meus coleguinhas pouco sabíamos da dinastia filipina, agindo mais por influência familiar.
(Diário de Notícias)
Se as razões do tumulto parecem genuínas, fermentadas por um desemprego assustador, já o seu desenlace permanece uma incógnita. Incógnita chamada exército.
Se os chefes militares egípcios optarem por apoiar o atual presidente, é provável um banho de sangue, pois a determinação dos manifestantes não será facilmente vergada com promessas ou maquilhagens governamentais.
O outro se tem a ver com o enquadramento do homem da rua. A aposta euroamericana em Baradei não é uma cartada ganha, pois é um homem da civilização ocidental, nos antípodas do fundamentalismo dos Irmãos Muçulmanos. E não se lhe conhecem apoios internos de peso.
Enquanto a Tunísia, indutora de levantamento egípcio, sai dos ecrãs por se encaminhar para uma democracia ou algo próximo disso, o Egito pode estar à beira de nova ditadura. Com outro ditador e com os dólares e o selo da Pax Americana. Os tunisinos têm outra escolaridade, outro PIB e até a religião tem folgas que aquela irmandade egípcia não quer para o seu país. O seu símbolo é eloquente:
Posto isto, muito provavelmente, os EUA, patrões de boa parte de Médio Oriente, tudo farão, em parceria com os seus protegidos sionistas, para colocar no Cairo um homem, uma corte e uma imagem que neutralize a turbulência atual. Ter uma outra república fundamentalista islâmica à perna não é, certamente, a maior ambição de Obama.
Ora uma delegação de 25 militares egípcios esteve há poucos dias em Washington, em consultas. Bem pode ter regressado com a chave para o novo inquilino do palácio presidencial.
????
Sem comentários:
Enviar um comentário