sábado, 19 de janeiro de 2013

Família Soares "indisposta" e jornal responsável


"Indisposta" para informar

 
 

Mário Soares foi internado no dia 12 no Hospital da Luz com "indisposição" e essa "indisposição" manteve-se até hoje, quando o EXPRESSO noticiou a sua encefalite.
Uma semana "indisposto" e não houve um jornal, uma televisão, um qualquer pasquim ou um simples eco no facebook a dizer que o senhor esteve mal, muito mal. Que media mais indisposta a cumprir a sua missão – informar!

A pedido da família os comunicados do hospital sempre referiram aquela "indisposição".
Ora Mário Soares é uma figura pública de primeiro plano: político desde sempre, teve um papel determinante no PREC, foi PM e PR e mantém uma intervenção política regular e acutilante.
Não é por isso razoável que o país tenha sido mantido na ignorância da doença de alguém que marcou Portugal durante décadas e continua a ter influência no destino de todos nós.

O seu estado de saúde não é "património" exclusivo da família, tanto mais que, como ex-PR, tem um relevo institucional inquestionável.
Por essa razão, a família fez mal em aliciar o Hospital da Luz para faltar à verdade sobre o seu quadro clínico.
A ironia é que a família de um homem tão crítico do modelo soviético seguiu à letra o padrão soviético de filtragem dos dados da saúde dos apparatchiks supremos.
Porém, Portugal é um país livre, tem um jornal que assume a cidadania e tem jornalistas que investigam. E foi apenas graças a eles que soubemos que a "indisposição" de Soares foi uma cortina de mentiras para um "quadro muito mais complexo e preocupante".
Para o EXPRESSO e para os seus jornalistas Vera Arreigoso, João Garcia e Ricardo Costa vai, portanto, a devida vénia do Formigarras pelo seu apego à verdade nestes tempos em que ela é moeda tão depreciada.
E para Mário Soares os votos de rápida recuperação.
 
!!!
 

Sem comentários: