quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Portugal feudo de corporações


Ministério Público vai pedir levantamento da imunidade da deputada Glória Araújo
http://www.publico.pt/politica/noticia/ministerio-publico-vai-pedir-levantamento-da-imunidade-da-deputada-gloria-araujo-1580097

Portugal tem na Constituição a igualdade entre Cidadãos (artº 13º) e na lei o deboche do corporativismo que subtrai os políticos e outras corporações à norma geral.

Não há grupo nem tribo que não tenha o seu couto jurisdicional privado; do PR ao PM, dos deputados aos magistrados, dos militares aos polícias.
São as escutas rasgadas, a autorização dos pares para ser julgado, o julgamento em tribunais diferentes dos do Cidadão comum, mesmo quando são acusados de crimes comuns.
Os militares não precisam de Cartão de Cidadão como os concidadãos e os polícias não usam cinto de segurança nos carros de serviço.
Até os advogados têm prioridade no atendimento em organismos públicos.

Temos um regime entre a monarquia medieval e a república de bananas. Salazar deixou uma pesada marca.
Fosse o nosso país um Estado de Direito e todas as normas legais beberiam a igualdade cidadã na CRP.
 
E esta senhora, apanhada a conduzir bêbeda, teria sido apresentada ao tribunal sem este anacrónico protecionismo que a vai bafejar de procedimento em procedimento até ao arquivo final.

Ou, se aparecer um juiz vertical, a uma pena suspensa, que irá festejar para o parlamento. O PS [socialista!?] tem um doentio histórico nesta matéria…

No dia em que a vergonha e a Ética assentarem praça em Portugal o corporativismo oportunista e as suas insconstitucionalidades mil serão mandados às urtigas. Um dia, um dia...

Sem comentários: