domingo, 14 de março de 2010

Bandido sem dicionário

O advogado José Sá Fernandes foi hoje absolvido pelo Tribunal de Braga no julgamento por alegada difamação agravada na pessoa do administrador da Bragaparques, Domingos Névoa. Sá Fernandes estava pronunciado por ter chamado "bandido" a Domingos Névoa.

O advogado de acusação, Artur Marques acusou o vereador lisboeta de recorrer a expressões "baixas e impróprias de quem anda na vida política, para se referir a um homem sério e trabalhador, que merece respeito e consideração". http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1517458

Se um corruptor, apanhado com a boca na botija e por isso condenado, não é bandido, o que é um bandido?

Bandido [http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=bandido]
ban.di.do

adj (part de bandir) Desterrado por meio de bando2; banido. sm 1 Indivíduo que vive do roubo e anda fugido à perseguição da justiça. 2 Salteador de estradas; bandoleiro. 3 Malfeitor. aum: bandidaço. dim: bandidinho. col pop: bandidada. Trabalhar de bandido (contra alguém): fazer algo contra os interesses de uma pessoa.
 
A justiça fez o que tinha a fazer, usar o dicionário. A absolvição mostra que, mesmo em vésperas de uma nova ortografia, bandido é bandiddo. E que o advogado de defesa tem uma visão muito particular do que é seriedade.
 
++++

Sem comentários: