terça-feira, 30 de março de 2010

Bélgica dignifica Humanidade

Quatro partidos - os liberais do Movimento Reformador, os democratas-cristãos do CD&V, os democratas do centro cdH e o partido de extrema-direita Vlaams Belang - acordaram um texto comum que será votado quarta feira pela comissão parlamentar de assuntos internos, antes de ser submetido à votação da Câmara em meados de Abril. A ser aprovado pela Câmara do parlamento federal em Abril, o véu facial ou o "niqab" (que deixa aparecer somente os olhos) deixarão de ser tolerados a partir do próximo verão na via pública, edifícios público e comércio em todo o país. http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1532070&seccao=Europa

Burca já foi aportuguesada e niqab vai sê-lo. Por mim será nicabe, significando uma grilheta menos pesada do que aquela, mas grilheta na mesma, uma cota medieval onde é aferrolhada a dignidade humana e não só a das mulheres.
.
Poucas tenho visto em Portugal, mas nem por isso podemos atrasar-nos na sua proibição. E teremos de honrar a nossa tantas vezes ignorada Constituição, sancionando os maridos, pais, irmãos, tios, namorados de emburcadas e nicabadas como autores morais do crime de cárcere privado.

Para não encher as cadeias devemos condenar estes carcereiros ignóbeis a usar camisas-de-forças em público, daquelas que os nossos hospitais psiquiátricos ainda terão nos seus museus.

Três modelos de nicabe:




Burca:

Parabéns à Bélgica.

+++++

Sem comentários: