domingo, 21 de março de 2010

Limpar Portugal: Criminalizar a poluição

Ministra diz que país já não tem razão para gerir mal os resíduos http://www.publico.pt/Sociedade/limpar-portugal-ministra-diz-que-pais-ja-nao-tem-razao-para-gerir-mal-os-residuos_1428549


Tem razão a ministra e tem razão quem ontem andou a apanhar lixo por todo o país e verificou que o problema não é a gestão do lixo; é a sua criação.

A ladear as estradas há sacos de plástico, roupa, latas e mais latas de bebidas e de conservas, garrafões e garrafas de plástico e de vidro atirados janela fora pelos selvagens portugueses que não podiam depositá-los no local próprio!!!


Para além dos automobilistas a pedir repressão urgente, há um mundo de energúmenos que têm de ser educados e condicionados. Ontem em Borba até foi encontrado, meio escondido no médio de arbustos, um tranque de lavar roupa em cimento. Pneus de todos os tamanhos, grandes plásticos, tubos, chapas e ferros de vários formatos foram igualmente recolhidos!


Portugal tem de ser um país limpo, agradável: os Cidadãos não podem continuar a poluir impunemente. Venham as campanhas que forem precisas, mas se não vai a bem vai a mal.

Criem-se no código penal normas que definam como crime público ambiental a colocação de resíduos sólidos em locais inadequados e com penas pesadas para os porcos e irresponsáveis infractores:

- Multas pesadas para o portuguesinho que atira beatas do carro ou as deixa no chão da rua ou abandonam recipientes alimentares...

- Prisão para os patos-bravos que abandonam restos de materiais de construção no meio do campo...

- Serviço público obrigatório a limpar sanitas nos hospitais e nas cadeias aos que vazam materiais orgânicos fora dos pontos de recolha.


-----

Sem comentários: