sábado, 7 de maio de 2011

Invasão legítima

.
Elementos do Partido Trabalhista Português e do PCTP/MRPP invadiram as instalações da RTP em protesto por terem sido afastados dos debates televisivos de pré-campanha para as eleições legislativas. http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1846263

Tanto quanto se sabe não provocaram danos no património nem houve feridos. De outra forma não se daria aqui eco à sua legítima aspiração a participar nos debates.

O sistema político foi abocanhado pelos grandes partidos, que flagelam os que ainda não têm representação parlamentar. A começar pela televisão, que é a arena mais cobiçada. Agora é a RTP, mas as outras são do mesmo calibre.

Lembro que as eleições são para escolher representantes, não para renovar mandatos, pelo que a exclusão agora contestada é uma forma de abuso de posição dominante. Todos os partidos com intenção de se submeterem à avaliação dos portugueses, mas todos mesmo, são legítimos e respeitáveis candidatos. Todos têm, portanto, o direito de participar em todos os debates televisivos, antes e durante a campanha eleitoral.


Porém, o regime nomeou para a Comissão Nacional de Eleições gente paga pela democracia, mas rendida aos interesses instalados. Inerte, portanto, na defesa da igualdade eleitoral, desdenhando a cidadania.

E os tribunais, a começar pelo Constitucional, seguem a mesma cartilha pelas mesmas razões: são funcionários dedicados a proteger os poderosos, indiferentes à igualdade de oportunidades, borrifando-se no direito, na ética e na defesa da democracia.

Apesar do aparato e da intervenção policial, aqueles partidos mais não fizeram que dar um grito de indignação.

E o PR Cavaco, a quem cabe assegurar o normal funcionamento das instituições, calado que nem um rato!

-----

Sem comentários: