.
Ministério Público esclareceu hoje que os quatro arguidos da PSP ouvidos pelo juiz Carlos Alexandre foram indiciados por tráfico de droga e de armas, associação criminosa, detenção de arma proibida, destruição e falsificação de documentos, entre outros crimes. http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1853415
Recentemente foi divulgado que um processo judicial fora concluído ao fim dezoito anos.
Causas triviais arrastam-se nos tribunais e a credibilidade na justiça cai todos os dias. E quando são ricos e poderosos a cair nas malhas da justiça é exasperante assistir aos episódios carreados para a praça pública.
Ainda por cima quando se vê, como ontem se viu, a eficácia da justiça americana. Todos os portugueses viram o poderoso Diretor Executivo do todo poderoso FMI algemado a caminho do tribunal. Dominique Strauss-Kahn foi preso nos Estados Unidos e fica em prisão preventiva.
Nenhum português acredita que, se tivesse praticado em Portugal os crimes de que ali foi acusado, lhe fosse aplicada idêntica medida de coação.
Porém, a prisão de quatro polícias, investigados por outros polícias, deixa-nos a esperança de que havemos de recuperar a confiança na justiça.
É gratificante constatar que a PSP e o Ministério Público têm gente impoluta, determinada e resoluta.
Mas é preciso mais, muito mais. Temos de tornar a justiça expedita, acabando com os enleios processuais que justificam o desprezo pela verdade material. E impedir que o fogo apague factos.
++++
terça-feira, 17 de maio de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário