sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ETA – Fim dos crimes planeados a sangue frio ?


Os terroristas da ETA do país basco anunciaram, através de um jornal apoiante dos seus crimes, que vão parar de matar inocentes.

Lembremos que raros políticos foram seus alvos, indo a sua sanha bárbara contra munícipes, polícias muitas vezes desarmados e empresários que não lhes deram dinheiro apesar da chantagem de morte.

Já não é a primeira vez que estes assassinos prometem mudar de vida. Mas nunca fiando.

Para começar, pedem aos governos espanhol e francês negociações. Percebe-se, quem ver os seus colegas assassinos libertados. Seria um erro infantil se Espanha e França fossem generosos com esta sanguinária trupe. Enquanto os autores morais e operacionais da morte de quase um milhar de pessoas continuarem atrás das grades, pelo menos esses não voltam a provocar luto em nenhuma família.

E a continuação das investigações dos assassinos e julgamento dos ainda à solta traria uma segurança estratégica apreciável. Esta estirpe de gente só baixa os braços que espalham terror quando está fragilizada. Como presentemente, com muitos dos cabecilhas e executantes enjaulados.  

Há um bom par de anos o governo espanhol, ingenuamente, acreditou na deposição das armas pela ETA e mandou para Cabo Verde dezenas de verdugos, alguns escaparam-se traiçoeiramente e o sangue continuou depois a ser vertido nas ruas de Espanha.

Se os políticos forem fracos agora, os terroristas bascos serão fortes amanhã, o que significa que os seus assassinos continuarão a asassinar.

++++

Sem comentários: