sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Paranóia espanhola

.

A polémica aconteceu durante o X Congresso de Advogacia, em Cádiz. A determinada altura Peces-Barba recordou a decisão do Conde Duque de Olivares (Gaspar de Guzmán) quando, em 1640, teve de optar entre “a revolta dos catalães e dos portugueses”. Após esta menção histórica, Gregorio Peces-Barba concluiu que foi tomada em Espanha a decisão de se deixar Portugal e se ficar com a Catalunha, para logo a seguir acrescentar: “Eu digo sempre em tom de piada: o que é que se teria passado se tivéssemos ficado com Portugal e não com a Catalunha - se calhar teria sido melhor”. http://www.publico.pt/Mundo/um-dos-pais-da-constituicao-espanhola-abre-polemica-com-a-catalunha-1518637

Será tão ignorante que desconheça que Portugal defendeu a sua independência militar e diplomaticamente!?
A verdade é que Castela e reinos associados foram derrotados na sua guerra contra a independência de Portugal por força das nossas alianças e não apenas pelo desvio de tropas para atacar a Catalunha.
Tantos anos depois de retomarmos em mãos o nosso caminho, isto mostra como muitos espanhóis, ainda hoje, mantêm a sua ganância peninsular.
O que nalguns casos tem caráter paranóico, como foi a ida da Banda de Olivença à Madeira, levada pelo rei espanhol que lá foi de férias. Com o silêncio do presidente português que hoje enaltece o riso das vacas. Talvez por isso…

-----

Sem comentários: