quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

República



Com alguma frequência circula uma mensagem de correio eletrónico a gabar, sub-repticiamente, a monarquia. Alega que a Presidência da República nos custa mais que aos espanhóis a sua “casa real”.
Este artigo é uma machadada em tais falsidades. Os espanhóis nem sabem por quanto lhes fica aquele clã de inúteis. Veja aqui porquê: http://www.publico.es/espana/413939/cuanto-nos-cuesta-la-familia-real
Do lote de ociosos excluo o rei porque sempre faz alguma coisa, promulga uns decretos, faz visitas de Estado comerciais e até levou a banda de Olivença ao Funchal com o silêncio nada patriótico de Cavaco Silva.
É sabido que a Presidência da República nos sai demasiado cara e é um facto que Cavaco podia dar exemplos de redução drástica no orçamento da presidência. Para repartir os sacrifícios, segundo as suas próprias palavras, mas o facto aqui relevante é que a tal mensagem foi fabricada para denegrir a República.
Porém, este regime, por mais limitações que tenha, é estruturalmente democrático, enquanto as monarquias não o são verdadeiramente. No caso de Espanha, o seu rei até foi nomeado por um ditador, Franco!

Sem comentários: