quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Relvas, anedota nacional



Esta é uma peça de humor cívico sobre o caricato Relvas, lamentavelmente de autor desconhecido.

A peanha Formigarras deve-a ao lícito enriquecimento do anedotário nacional e publicada à luz da ética e da dignidade que Passos esfrangalha ao mantê-lo no governo. Governo!?


 

Estou muito feliz

O meu neto fez nove anos e é catedrático.
Não, não tem nada a ver
Com o processo de Bolonha,
Tem a ver com a enorme experiência
Acumulada
Pelo meu neto.

Doutor em quê?
Em tudo.

Eu explico:
Desde que a parteira o tirou,
Começou logo a andar ao colo,
Aqueles primeiros dois anos
De experiência
Valeram-lhe o curso
De engenheiro de transportes,

No mesmo dia
E atendendo à experiência
Em mamar,
Deram-lhe o canudo de nutricionista.

Algum tempo depois
Começou a falar,
Poliglota,
Embora ninguém entendesse o que dizia,
Conquistou a licenciatura em relações internacionais.

Depois aprimorou a fala
E começou a falar em português,
Do acordo ortográfico,
Ainda me lembro da primeira frase
Com princípio, meio e sem fim
Que me dirigiu: Avô tenho direito
A uma?)

O reitor da universidade ao ouvi-lo
Falar em direito, elogiou-lhe a experiência
Rapou da caneta de prata,
E ali mesmo
Na esquina da nossa rua,
Assinou o diploma
Da licenciatura em Direito.

Aos três anos,
O pai começou a levá-lo à bola
E em pouco tempo
Aprendeu todos os palavrões,
Conhecidos e desconhecidos,
Da língua pátria,
Bendita experiência
Que lhe valeu a licenciatura
Em literatura portuguesa
Contemporânea.

Graças à paciência da avó,
Aprendeu a escrever o nome
E, proeza notável, sem erros,
Experiência incrível
Que lhe valeu a licenciatura
Em Filologia.

Aos quatro anos já sabia
Montar a corrente da bicicleta
Quando saltava dos carretos,
O professor, algo atarantado,
Deu-lhe dezoito e o pergaminho
Da licenciatura em
 Engenharia mecânica.

No dia em que fez cinco anos
O pai deu-lhe um computador portátil
Mandou logo um mail ao reitor da universidade
A falar da enorme experiência
Na resposta recebeu logo, digitalizado,
O diploma de engenheiro electrotécnico.

Para não vos maçar mais
Abrevio e digo apenas que no dia
Em que fez nove anos
O meu neto recebeu a Borla e Capelo
De Catedrático.

Agora peço-vos que não espalhem
A notícia
Porque se chega às mãos do
Passos Coelho
Ele leva-me logo o neto
Para substituir o génio,
Génio muito aquém do meu neto,
Miguel Relvas.


Avô feliz, ainda que sem qualquer canudo.

++++

Sem comentários: