quarta-feira, 20 de abril de 2011

Portugal – Nem Estado policial nem Estado falhado


Um responsável da PSP, a propósito a segurança no futebol, disse, recentemente, que o nosso país não é um Estado policial. Fez a afirmação para sustentar a proporcionalidade no uso da força contra energúmenos autointitulados adeptos.

É reconfortante saber que a polícia portuguesa tem a noção dos limites à sua própria intervenção.

Porém, é dececionante que a mesma polícia assista passivamente à repetição de degradantes tumultos sem que leve à justiça os autores de tais crimes. É inadmissível que os estádios estejam convertidos em palco de cenas de pancadaria e destruição de equipamentos. E é incompreensível que não sejam usados meios mais sofisticados que as cargas de bastonada para pôr um ponto final nestes crimes recorrentes.

Para quando as câmaras de vigilância – fixas e portáteis – que permitam perseguir judicialmente todos os que perturbam a ordem pública e destroem materiais nestes espetáculos!?

Pior que o anacronismo tático policial é a tolerância dos juízes para com os arruaceiros presos. Quando começam os tribunais a sancioná-los com firmeza digna de Estado de direito?

Enquanto as polícias não prenderem estes provocadores e a justiça não lhes der corretivos adequados, o Estado falha na segurança de pessoas e bens que lhe compete proteger.

----

Sem comentários: