quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Gorduras & Gorduras de Vitor Gaspar


O ministro das Finanças não se cansa de falar em cortes nas gorduras do Estado. Todavia, se só vislumbra umas, é totalmente cego para as suas próprias mazelas.

Um caso caso evidente é o das fundações, cujas gorduras não corta a direito. Bastava uma simples, uma singela medida, e as fundações deixavam de ser um pesado fardo no Orçamento de Estado. Bastava não lhes dar um cêntimo e elas esfarelavam-se sem que alguém pingasse uma única lágrima. E as que não morressem voltavam a ser Direções Gerais, como algumas já foram, ou viviam dos próprios recursos.
Dois exemplos são simbólicos. A Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Fundação Soares.

A primeira já teve a elitista designação de Instituto de Alta Cultura e foi-se metamorfoseando até fundação, modelo útil para uns quantos. Basta mudar-lhe o nome e tirar as mordomias aos tais quantos e a missão será cumprida. A menor custo! É uma organização Função Pública e assim continuará, com os méritos e entorses inerentes. Ser fundação não lhe dá nem tira eficácia, embora lhe reduza a eficiência. Uns quantos perderiam penachos!? Tanto melhor…
Com a Mário Soares nem é preciso gastar muito latim: filha dileta do OE, amamentada pelo filho João e apaparicada pelos orçamentos municipais de Lisboa, é um sorvedouro de dinheiro para satisfazer as vaidades do fundador. Aplica-se-lhe que nem uma luva o imperativo nacional de corte geral nas enxúndias – Quem quer fundações que as pague!

Aqui chegados, há que desengordurar o Ministério do ministro Gaspar. Porque só são respeitadas as iniciativas e os seus promotores quando não têm rabos-de-palha.
Pois o ministério Gaspar tem também dois exemplos colossais de despesismo.

A Autoridade Tributária e Aduaneira e a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, cada uma destas "entidades" com um centro de informática de grandes dimensões, não podiam ser pior exemplo para a Administração Pública. Dois grandes centros informáticos no mesmo ministério. Dois!!! No ministério que deve dar o exemplo de boa aplicação dos dinheiros de todos nós...
Herdeiros dos da DGITA e do Instituto de Informática, a sua fusão não é exequível de um dia para o outro, evidentemente. A maioria dos seus sistemas de informação são diferentes e o estudo das sinergias do equipamento, do software e das equipas que os administram exige um programa meticuloso e uma transição escalonada. E sem interrupção dos serviços que prestam.

Tal integração é seguramente complexa, porém necessária. Sem ela nunca o ministro Vitor Gaspar dará o exemplo de cortar gorduras com que enche a boca ao falar da gordura alheia.

 

Sem comentários: